Isso aí minha gente, mais um ano que se passa, continuo envelhecendo no interior, permaneço no mesmo emprego há mais de quatro anos, mas as opções retornarão.
Já estamos em clima de pós pandemia e os editais já começam a pipocar, verifiquemos então quais as alternativas mais interessantes para 2022 aqui no RJ.
Por que o RJ? Bom, as outras 26 UFs que me perdoem, mas a tradição aqui é focar no Estado onde eu moro.
Vamos lá.
TCE RJ
Nível: Very Hard
A temida Cebraspe (ainda chamada de Cespe pelos concurseiros mais saudosistas) já foi confirmada como organizadora, o edital agora é questão de tempo.
Infelizmente, para analista há prova de títulos, como meu CV acadêmico é lastimável e eu só tenho uma especialização mixuruca, sou um candidato fraco na prova de títulos, podendo ser eventualmente atropelado por quem tem um mero mestrado. Se eu fizer, devo ir de técnico, se não me engano trata-se de uma remuneração atrativa.
IBAMA
Nível: Hard
O edital já está aberto. Infelizmente o cargo de analista, que paga melhor, só tem vagas para Brasília. O cargo de técnico tem vagas para a capital fluminense, mas sinceramente não sei se a remuneração é suficiente para morar la.
PGE RJ
Nível: Normal
Aparentemente, segundo o Folha Dirigida, há três bancas na disputa por organizar esse concurso. Cebraspe, FGV e uma tal Fundatec, que eu sinceramente nunca ouvi falar.
UFRJ
Nível: Easy
A UFRJ está prestes a lançar edital com 160 vagas em diversos cargos, creio que o de assistente em administração é um cargo básico, fortemente recomendado para concurseiros iniciantes. A maioria das unidades da Universidade se localiza na ilha do Fundão, que fica na capital. No interior, a UFRJ tem unidades em Macaé.
![]() |
É chegada a hora: Em 2022 retornaremos aos estudos! |
Bom, são estes os concursos que me recordei, se eu me lembrar de mais algum, atualizo a lista. Afinal, há também os concursos municipais, que, embora costumam pagar menos, sempre tem uma perola ou outra.
![]() |
2022 está chegando, voltemos aos estudos |