domingo, 31 de outubro de 2021

Subindo de divisão nos campeonatos de concurso

 Já comentei por aqui o como faço uma analogia entre uma Carreira de Concurseiro com competições desportivas, afinal, assim como um esportista profissional, um concurseiro treina bastante, joga jogos sérios, bem como joga apenas amistosos (concursos apenas para treinar) e, assim como nos esportes, há concurseiros até que tem rivais tradicionais. Isso mesmo, rivais tradicionais, sabe aquele seu candidato freguês que por um acaso faz mais ou menos as mesmas provas que você e está sempre colado no ranking final de classificados?

Pois bem, hoje quero falar especificamente sobre três tipos de campeonato de concursos públicos, os de nível regional, estadual e nacional.


Concursos de nível regional

Quando você ainda é um concurseiro em inicio de carreira, ainda não concursado, não tem muito dinheiro pra ir muito longe de sua sede (casa), não é mesmo? Então joga apenas partidas de concursos que sejam próximas a sua casa. 

E é aqui que entra a loteria da vida, se você mora numa grande região metropolitana, estará mais bem servido de concursos, porém, se é do interior, especialmente de uma região pobre, estará limitado a concursos que pagam muito pouco, a maioria de nível municipal.

Concursos de nível estadual

Já concursado em concursos menores, agora o concurseiro do interior tem dinheiro para, pelo menos se mover mais longe, pode ir fazer provas na capital do estado sem muitos problemas e fazer praticamente qualquer concurso que lhe interessar e ocorra nos limites de sua UF. Realizando viagens via carro ou ônibus nas estradas de muito baixa qualidade Brasil afora. 

Recomendo pessoalmente que o concurseiro deixe de viajar exclusivamente a passeio neste período e passe a viajar exclusivamente para locais onde fará concursos, você poderá chegar um dia antes e aproveitar para passear, gastando numa cajadada só um  dinheiro de viagens que não envolvia feitura de provas, chamo isto de turismo concurseiro. 

O concurseiro também pode frequentar competições em estados vizinhos que ocorram em lugares próximos da sua sede. Minha dica é pesquisar por regiões de outros estados próximos a sua e se ater aos concursos municipais destas ou então pesquisar concursos estaduais que tenham opções de prova nas cidades das referidas regiões.

Concursos de nível nacional

Nem todos se interessam por jogar neste nível, se aposentando antes, ele ocorre quando o concurseiro já ganha bem direitinho (por volta de 10k, se for solteiro) e pode fazer concursos onde bem entender, muitas vezes fazendo uso do modal aéreo deste país. Pode, acima de tudo, tirar fins de semana para ir a Meca dos Concursos (vulgo Brasília) para realizar certames.



9 comentários:

  1. gostei da analogia, mas na area jurídica (que paga bem pacas) é de dificil aplicação, pois dá pra fazer concursos nacionais ou estaduais sem grande diferença de dificuldade ou mesmo sem ter que se deslocar pra muito longe de casa

    a verdade é que o concurseiro é um tipo de atleta, atleta mental. é tudo memorizaçao, decoreba. basta isso que consegue.

    abs!
    mesmo quem mora no interio aqui no rj, pode pegar o onibus pra uma cidade vizinha não muito longe e fazer prova para um tribunal federal, como o TRF, com salários top

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Scant, somos atletas mentais, o esforço é recompensado!

      Excluir
  2. CC
    Geralmente miramos para baixo no início da vida de concurseiro. Mas se já tem um "garantido", por que não se atrever? Na verdade somos capaz de muita coisa, basta pagar o preço para alcançar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, CP, boas palavras de incentivo, sempre bom ler esse tipo de coisa, não somente eu, como qualquer leitor que passar por aqui, abraços.

      Excluir
  3. Fiz essa pergunta em um post antigo "Razão para acomodar", vou repostar aqui visto que não tive resposta lá:
    O que seria considerado altíssimo escalão? Também para estimular a reflexão e o debate
    Sou analista judiciário em TRF, salário bruto de 15k (com a função), e me considero classe média do funcionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anon, primeiramente perdoe não ter respondido o seu comentário inicial no outro post, realmente, embora procure responder a maior parte dos comentários aqui, as vezes deixo alguns escapar.

      Bom, tendo a concordar com vc, 15k pode ser bem alocado como classe media alta do funcionalismo brasileiro, a a classe mais elevada fica restrita a uma parcela baixa de servidores, mas assim também é a faixa dos ricos na sociedade brasileira como um td.

      Também devemos levar em conta outras variáveis: custo de vida local e renda per capita familiar são ao meu ver os fatores de maior desestabilidade, afinal um salário de 15k pode ser usado para levar uma família nas costas (nesse caso é pouco), pode ser pra uma pessoa sozinha (nesse caso é razoável), ou pode ser somado a outro salário de um segundo componente do domicilio (nesse caso seria bastante); por fim, o custo de vida, há o fator loteria geográfica, afinal o dinheiro rende mais no interior do que em Copacabana, por exemplo, e morar em casa própria é mais econômico do que ter que pagar aluguel...

      Mas, enfim, nada disso é uma ciência exata, pra um batalhador que ganha salário mínimo neste país, vc deve ganhar uma fortuna, já prum cidadão medíocre vivendo nos EUA com renda média de la, vc talvez não esteja tão bem assim.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Analista judiciário no meio da carreira, né?! Final de carreira está pagando bem, uns 20k sem função.

      Excluir
    3. Astronauta, não tem problema, eu fiz a pergunta lá muito tempo depois da postagem. O que eu fico me perguntando é se vale a pena mais um grande esforço para subir de nível ou se já posso ficar tranquilo em relação aos concursos, considerando a já boa remuneração.

      Anom, começo de carreira, estou há apenas 2 anos no judiciário, mas a FC5 já dá um upgrade de +- R$2mil

      Excluir
    4. Entendi amigo, bom isso vc poderá dizer, se vive tranquilo com o que ganha ou se tende a ficar apertado, daí poderá concluir se deve ou não estudar mais ainda pra ir pra outro cargo.

      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas