segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Concurseiro jogando em casa

 Bom, quem já é leitor assíduo por estes confins underground da internet sabe que eu tenho essa mania curiosa e mesmo infantil de tratar concursos públicos como se fossem esportes, fazendo analogias com competições desportivas profissionais.

Pois bem.

Hoje venho falar do concurseiro que joga em casa, figura sortuda no meio concurseiro, é aquele cara que na loteria da escolha de locais de prova acaba caindo não só na mesma cidade, como a uma distância andável de sua casa, de não mais que, especulemos, uns cinco minutos. 

Tal concurseiro pode sair de casa relaxado e ir fazer a prova com tranquilidade, após uma noite de sono confortável e revigorante em seu lar, doce lar.

Outros concurseiros podem não ter tanta sorte, podem ter que fazer um concurso a horas de casa e já chegar baqueado a prova, se for de manhã, teriam acordado de madrugada, antes mesmo do galo cantar sua melodia.

Mas o esforço talvez seja recompensador e faça o concurseiro fazer a prova com sangue nos olhos, ao passo que o concurseiro que joga em casa talvez esteja confortável demais.

Às vezes jogamos em casa, as vezes vamos a campos distantes participar de um amistoso ou um jogo sério, jogar em casa é melhor, mas é preciso tirar proveito, caso contrário perde-se pro candidato nômade que acordou às três da manhã e está com sangue nos olhos.


Motivação a mais

Outro trunfo do concurseiro que joga em casa. Ora, se o concurso é em casa, muitas vezes (não todas, claro), trata-se de um concurso visando um cargo para o qual a cidade atual do competidor, desta forma, a motivação para ficar em sua cidade de residência (não sempre, claro) é um incentivo a mais, já que o candidato vê muitas vantagens em não precisar mudar de cidade, financeiramente, por exemplo, pode até ganhar mais - sem precisar gastar dinheiro com aluguel ou eventuais viagens de visita à terra natal.

10 comentários:

  1. Realmente é muita sorte fazer concurso no mesmo bairro em que se mora. Acho que é só vantagem, não deve ter essa de ficar mais relaxado, não.
    Mas é só minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. "analogias com competições desportivas profissionais." a única competição que realmente lembra concurso são campeonatos de memoria. eu mesmo não vejo tanta diferença entre os dois

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. p.s: vide livro:
      A arte e a ciência de memorizar tudo – Joshua Foer

      Excluir
    2. Provavelmente é oq mais se aproxima, já vi documentários sobre tais campeonatos, Scant, estou familiarizado com eles.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. CC
    Também tem a questão do compromisso financeiro quando se faz prova em outra cidade. Além do investimento em tempo, gasta-se com transporte e hospedagem. Curto viajar para fazer prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Lembrado, CeP, isso conta muito, sem dúvidas, esse turismo concurseiro forçado vale um post a parte.

      Excluir
  4. Show de bola Astrounauta! O meu kaspersky não está mais reclamando do site! Posso voltar para este recanto sossegado.

    ResponderExcluir
  5. Concurso que passei em 1 lugar foi exatamente assim. 1 quarteirão da minha casa

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas