domingo, 14 de novembro de 2021

Quantitativos de inscritos do TJ RJ: termômetro do que veremos daqui pra frente?

 Bom, acho que em termo de inscritos o concurso do TJ RJ deve ser um dos maiores de 2021 para o Estado. Infelizmente não há cargos de Analista para minha área, então não irei fazer este concurso, mas fiquei curioso para ver o numero de inscritos, verifiquei os PDFs apresentados pela Cespe com a relação de inscrições deferidas e cheguei a seguinte estimativa que pode estar mais ou menos certa:

Técnico: 85.932

Analistas: 42.559

Numa conta rápida chegamos a pouco mais de 128 mil inscritos.

O TJ SP teve, neste mesmo ano, cerca de 224 mil inscritos. Claro que não é uma comparação lá muito justa, inclusive por se tratar de um Estado bem maior.

No período pré pandemia, o último concurso similar para o Estado, com provas em diversos municípios e com um cargo que exige o ens médio que me recordo foi o do MP RJ, me corrijam se eu estiver enganado. Para tal certame foram 42 mil inscritos.

Tendência de aumento? Aparentemente sim, mas minha amostragem possui apenas dois comparativos, deveria pegar mais provas como exemplo...

Fato é que nessa crise tem muita gente desesperada e concursos, para quem não tem muitos contatos, são praticamente a única forma de progredir na vida aqui na Terra de Santa Cruz e a situação piora em tempos de grave crise econômica como aquela pela qual passamos, inclusive apresentando altos números de desemprego.


2 comentários:

  1. quando fiz prova em 2007 pra servidor do mp estadual, eram:
    82.145 candidatos, 114 vagas (percentual de 720,54 candidato/vaga)

    pouca coisa ou nada mudou

    e ainda teve fraude na prova:
    https://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-02-12/mprj-anula-nomeacoes-de-62-servidores-por-fraude-em-concurso.html

    enfim, esses numeros são inuteis, pq não fazem diferença

    abs!

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas