sábado, 4 de setembro de 2021

A inflação cruel que corrói meu salário sem dó nem piedade e outras reclamações

 IPCA: inflação avança para 0,96% em julho e atinge 8,99% em 12 meses

Me deparei com essa manchete outro dia pela manhã, a inflação acumulada em 12 meses (07/20 a 07/21) chegou a brutais 8,99%!

Pesado, não?

O que me estranha é que estes números do IPCA nãos sejam ainda mais altos. Ora, não quero questionar a metodologia do IBGE - e sinceramente nem sei exatamente como é - mas minhas observações anedóticas tem indicado que o custo de vida subiu súbita e fortemente ao longo destes últimos meses.

O preço da alimentação particularmente pesou mais no meu bolso. Notei que os restaurantes mais próximos de minha repartição subiram em média mais de 30% em menos de 12 meses, sendo que alguns dos mais simples - e baratos - fecharam as portas, não sei se o modelo de negócios que eles seguiram se tornou insustentável ou o que.

Fato é que me vi obrigado a alterar meu estilo de vida ou daqui a pouco eu estaria trabalhando só pra pagar o almoço.

Comecei a levar quentinhas de casa para consumir no refeitório do trabalho. O que é muito ruim. Não pelo preço, este compensa, o problema é que a maioria dos meus colegas de trabalho não respeita o sagrado horário de almoço de um homem e ao me ver almoçando no refeitório pedem demandas laborais que poderiam muito bem ficar para depois.

Eles negam: ah, mas eu vou esperar você terminar de almoçar, eles dizem, tentando ser educados, mas ações tem peso maior que palavras, e o que eles fazem a seguir é irritante, ficam em pé do seu lado encarando enquanto da garfadas em um prato de arroz com angu adornado com carne barata.

Não vejo reajuste salarial há mais de 24 meses. Triênios e afins estão congelados por conta da lei 173 - mas isso é mais um problema para o meu eu do futuro.

Meu salário derrete, derrete enquanto eu durmo, enquanto caminho para o trabalho e derrete aos poucos enquanto escrevo essa linha, ele vai perdendo seu valor aos poucos e eu apenas assisto sem nada poder fazer a respeito. A inflação é muitas vezes uma doença lenta, mas certeira.

Pra completar, passei os últimos meses empenhado, trabalhando igual a um cavalo, esperando a boa vontade de receber uma gratificação que nunca veio.

Que ingenuidade a minha, no setor publico, as gratificações estão reservadas aos puxa sacos vagabundos.

O que aumenta é meu ódio, ódio contra comissionados que ganham mais do que eu, contra colegas puxa sacos que não trabalham e ganham mais do que eu, contra o dinheiro que insiste em perder valor, contra o sistema, contra adolescentes de 15 anos que se dizem liberais e dizem na internet que todo servidor público é vagabundo - existem sim servidores vagabundos, a questão é que demanda não falta, eles que não querem fazer nada. 

É no momento que o ódio me consome que eu não consigo me concentrar em mais nadas nas minhas horas livres, não consigo ler, ver um filme ou algo assim sem pensar em trabalho, sem ter raiva. Sendo franco, creio que videogames são a única fonte de entretenimento através da qual eu consigo realmente desligar, mas o preço não ajuda. 

E quando vou dormir? Após um dia exaustivo, oro a deus por forças no dia seguinte, mas em seguida não consigo dormir bem, o ódio retorna a minha mente, ando pela casa e soco a parede com raiva de todos os patifes que ganham para nada fazer, soco as paredes mas não encontro respostas. O mundo está de cabeça pra baixo, vagabundos falastrões são os premiados.

Deveria fazer este jogo? Esquecer de trabalhar e puxar saco? Não, não seria digno.

Mas há um final feliz para está serie de lamentos, eu sou concurseiro! Posso passar em um concurso melhor, transformar meus ódios em sangue nos olhos na hora de estudar e fazer uma prova.

Sim, este é o caminho.


18 comentários:

  1. Grande Astronauta! Fique tranquilo, foque sua raiva em motivação para estudar para concurso. Em relação ao teu almoço, eu recomendaria sair da repartição e ir para algum lugar isolado para comer. Infelizmente no Brasil, a falta de respeito é uma constante.
    Passei no concurso da PF, porém estou avaliando me mudar para o Canadá (Estava até pensando em abrir um blog para escrever sobre concursos, mas pintou uma oportunidade única de sair do País).

    Abraços e Força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, querido, obg pela dica, parabéns no PF, mas se a oportunidade do Canadá é boa, ñ da pra deixar passar, grande abraço!

      Excluir
    2. Cara vc tem certeza se fossse vc n sairia ,se vc gosta do canada viajem para la ,mas morar ,lembre se que na pandemia nenhum pais esta seguro.Pense na segurança que vc tera deposi faça concurso federal qe paga melhor 20 mil ,alingua e um desafio muito grande.

      Excluir
  2. Astronauta
    Percebi isso! Quando estamos em uma instabilidade econômica, os salário dos servidores demoram de ter reajustes. O problema é que para conceder reajustes, o orçamento público tem que está equilibrado. E agora?

    abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, muitos de nos estão tento perda real de salário em meio a inflação, o jeito é fazer um concurso que pague mais. Abraços!

      Excluir
  3. Também percebo que a inflacao aumentou exponencialmente durante a pandemia. Mas se isso serve de consolo, a inflação tambem subiu em quase todos os paises como efeito da pandemia. Por exemplo os nossos hermanos argentinos estão com uma inflação acima de 40% a.a., praticamente jantando de controle...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, ñ estava acompanhando estes números fora do Brasil, coitados dos argentinos... Torço por uma retomada da economia mundial o quanto antes. Abraços!!

      Excluir
    2. Pois é, Astronauta, lembrando que a Argentina é governada pela dupla Fernandez/Kirschner, socialistas. Essa turma é especializada em destruir a economia dos países por onde passam.
      Numa época de pandemia, em que os efeitos econômicos são sentidos por todo o planeta, é bom deixarmos de olhar apenas para o nosso umbigo e ver a situação dos outros paises: quanto mais à esquerda são os governantes de um pais, mais a economia está em frangalhos (inflação, recessão, desemprego, violência urbana, etc.).

      Um abraço

      Excluir
    3. Uma verdadeira tristeza, meu querido, e quem sofre mais nesse contexto é a população mais carente.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. "ao me ver almoçando no refeitório pedem demandas laborais que poderiam muito bem ficar para depois." vai comer sua marmita na praça. pode ser mais calmo


    na boa, tudo isso pode gerar a motivação de estudar

    eu perdi minha motivação justamente quando achei um ambiente confortável (perto de casa) + salário (acima de 10k) + bons colegas em que me encontro há anos

    "Mar Calmo Nunca Fez Bom Marinheiro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, Scant, é algo assim q estou em busca.

      Excluir
    2. onde tem:

      - tribunais federais
      - agencias reguladoras
      - receita
      - tribunais de contas
      - PF
      - senado
      - Abin

      o resto, é resto, hehe

      Excluir
    3. esqueci:

      - policia legislativa
      - camara deputados

      Excluir
    4. Estes que vc citou são o filé mignon mesmo, Scant, ainda mais se a reforma sair mesmo, acabando com triênios e afins, é bom já entrar em um que já tem um salário de entrada bom.

      Mas acho que foi vc que citou o IBGE outro dia, ñ é grande coisa no aspecto da remuneração, mas pelo menos é tranquilo.

      Abraços.

      Excluir
  5. Fala, astronauta, esse drama é tenso mesmo. A cada dia que passa nosso poder de compra diminui e de imediato só nos resta cortar cada vez mais os custos e focar em aumentar a renda. Deixei os concursos de lado há uns anos mas pelo que estou vendo minha única esperança provavelmente seja essa mesmo, de passar em um concurso que pague mais. A lista do Scant é boa, e hoje a meta seria essa de 10k base para poder ter uma condição decente. Valeu, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jhonny, obg pela presença, devo focar nesses concursos top de linha daqui pra frente também, abraços e bons estudos.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas