sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Concurso Público - Busca no Google

 Ao pesquisar sobre o assunto Concurso Público no Google Trends nos deparamos com os seguintes dados correspondentes ao últimos 12 meses:

Segundo o próprio Google, os números expostos no gráfico significam o seguinte: 

Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Pois bem, ao observamos o gráfico, notamos que o interesse estava fraco durante a maior parte de 2020, retomou logo no começo de 2021, caiu novamente para patamares análogos de 2020 la pro meio de abril deste ano e por fim voltou  a subir.

Eu então expandi a amostragem para os últimos cinco anos e o que notamos claramente é que interesse sobre o tópico em tal período nunca esteve mais baixo como do inicio da pandemia pra cá (o gráfico demarca claramente uma queda brusca em março de 2020), embora tenhamos notado uma recuperação tímida, ainda não voltamos aos patamares pré pandemia.

Interesse pelo termo concurso público ao longo dos últimos cinco anos

No item pesquisas relacionadas - voltando a observar a amostra dos últimos 12 meses -, temos os seguintes destaques:

1- Concurso Banco do Brasil
2- Concurso do Banco do Brasil
3- Edital do banco do Brasil

Bom, embora quem use os termos de busca constantes em segundo lugar demonstre talvez maior incompreensão de como funciona o mecanismo de busca, Fato é que este concurso do BB parece ser muitíssimo visado, talvez até por ser um dos poucos abertos a nível nacional neste ano...

Em seguida temos "concurso IBGE 2021" em quarto lugar e "Inscrição do Concurso do Banco do Brasil", fazendo o BB novamente reaparecer na lista.

Em seguida temos "concursos abertos rj 2021", o interesse pelo RJ pode demonstrar como as pessoas neste Estado parecem não encontrar outras soluções de ganhar dinheiro, ainda com o governo estadual quebrado, o que deveria, pelo menos em tese, assustar um pouco os candidatos, pelo menos do âmbito da esfera estadual.


3 comentários:

  1. "concurso do BB parece ser muitíssimo visado" o pessoal nao sabe escolher cargo
    prefiro minha lista de outro post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, acho que o fato de ser o único de abrangência nacional aberto pesa muito. Eu palpitaria também q trabalhar em banco aind atenha aquela aura de ser algo excelente, pelo menos entre a população mais carente.

      Pessoalmente acho q trabalhar em banco deve ser um saco, fora que CLT me assusta muito, ainda que no setor público.

      A sua lista é muito boa, acho que vale um post elencando qs são os concursos de alto nível que existem, ñ são muitos, são os daquela lista mais alguns outros, por exemplo, o concurso para admissão de carreira de diplomata, que o cara já entra ganhando muito bem.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. " carreira de diplomata, que o cara já entra ganhando muito bem." - sim, tem outros como esse; mas pelo custo de se preparar e pelo impacto na vida (certas carreiras são visadas, inclusive politicamente, como juiz, promotor etc) escolhi não mencionar

      não que essas carreiras não paguem bem, mas nem sempre a pessoa vai se adaptar psicologicamente ás exigências do cargo

      na minha lista busquei só colocar cargos "genéricos", bem burocráticos : assim qq um normalmente poderia se adaptar (tenho dúvidas sobre a Abin por causa da hierarquia militar)

      outro ponto complicado: incluí carreiras policiais, mas tb tenho dúvidas se a maioria se adaptaria - mesmo assim são bem populares...

      tem muita gente em depressão no serviço público pq escolheu um cargo que não é muito compatível com a visão de mundo/psicológica da pessoa. esse é um ponto em que muitos não prestam atenção

      diplomata é lindo na teoria, mas a maioria vai começar a carreira fora do brasil em países pobres e obscuros (piores que o brasil!) - pouca gente comenta isso

      existem outros cargos top (prático, notários etc) - mas acho que são muito restritos: poucas pessoas pagariam o preço necessário para ter um cargo desses

      abs!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas