quarta-feira, 30 de março de 2022

Ser puxa-saco ou trabalhar?

Puxar saco ou trabalhar duro, o que pode te fazer alçar maiores voos no ambiente de trabalho?

Bom, não vou linkar aqui, mas num breve google você encontrará estudos sobre o assunto que dizem que funcionários que se esforçam bajulando seus chefes são mais propensos a promoções, relaxar e a ser rudes com os outros.

Mas não precisamos de estudo, não é mesmo? Se você já tem uns anos nas costas de labuta, já deve ter notado isso ao longo de sua carreira profissional.

É diferente no setor público? Acho até que é pior, especialmente na esfera municipal onde políticos e suas politicagens comem soltos. 

Se puxar saco é mais vantajosos, então por que nem todo mundo faz isso? Ora, a resposta é encontrada num fator chave: ética de trabalho. Embora todos possamos fazer um trabalho medíocre e gastar mais energia puxando o saco, muitos de nos são impedidos de fazer issso por razões pessoais, calcadas em ser moral. 

Eu costumava ficar irritado com os puxa sacos e, com o tempo, percebi que eles são alimentados por uma insegurança profundamente enraizada. Afinal, se alguém estivesse realmente confiante em si mesmo, não teria que compensar com bajulação. A verdadeira pessoa confiante trabalha em silêncio e com humilde e só tem espaço para competir com a versão anterior de si mesma.



23 comentários:

  1. Sim, os puxa sacos também estão no serviço público.
    Mas essa questão ao meu ver é mais complexa que o exposto no post. Puxas sacos são um câncer num ambiente de trabalho, esses fdps minam os bons funcionários.
    O sucesso de um puxa saco depende fundamentalmente do perfil do gestor. Quando o gestor é vaidoso ou facilmente influenciável, puxa sacos deitam e rolam e geralmente quem paga a conta é quem só quer faze o seu trabalho sem politicagens.
    E infelizmente muitos gestores gostam de puxa sacos, pelos motivos acima e porque o puxa saco amacia o ego, se faz de amigo e muitas vezes é um leva e tras de informações de seus "colegas".
    Ambientes com gestores ruins e puxa sacos é sem futuro para quem não tem esse perfil e no serviço público como a rotatividade de funcionários é menor pode ser a pá de cal na qualidade de vida no trabalho e pretenções de carreiras de funcionários verdadeiramente competentes.
    Esse papo que eles são alimentados por insegurança pra mim em grande parte é falso. Geralmente eles são calculistas, sabem exatamente o que fazem, não titubeiam em queimar outros funcionários e não se importam com os demais, enxergam só o próprio umbigo e não sentem nenhum arrependimento por possíveis prejuízos a terceiros.
    E quem tem ética (não existe ética de trabalho, existe ética) se torna direta ou indiretamente vítima desses vampiros sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, Anon. A questão é bem complexa sim, eu só aranhei o assunto para provocar uma reflexão do tópico por parte do leitor.

      Só faço um adendo sobre o seguinte trecho:

      "Esse papo que eles são alimentados por insegurança pra mim em grande parte é falso. Geralmente eles são calculistas, sabem exatamente o que fazem, não titubeiam em queimar outros funcionários e não se importam com os demais, enxergam só o próprio umbigo e não sentem nenhum arrependimento por possíveis prejuízos a terceiros."

      Data venia, vc mesmo usou o termo "geralmente", o que infere nãos empre. Concordo com vc que muitas vezes - talvez na maioria - são calculistas -, porém há muito (ou pelo menos um pouco) de insegurança em muitos casos.

      Abraços.

      Excluir
  2. puxar o saco sem exageros pode manter alguem vivo no serviço publico
    no minimo temos que ser cordiais mesmo sem ganhar nada em troca
    mandar o chefe se fuder mesmo quando ele merece parece ser um ato de suicidio social no traabalho
    leia as tirinhas de dilbert. essa é a verdade

    ah, todo gestor é vaidoso; sem exceção

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cordialidade é uma coisa. Ser puxa saco é outra e a diferença é facilmente identificável.

      Excluir
    2. boa sorte no mundo real anon

      Excluir
    3. Eu estou no mundo real Scant. Trabalho a anos e tenho meu ponto de vista, não quero ser mais um zumbi.

      Excluir
    4. Obrigado pelos comentários, Scant.

      Com a devida permisão, discordo de vc e concordo com o anon. Cordialidade é uma coisa e eu concordo que ela seja fundamental. Agora, puxa saquismo é algo completamente diferente. É bajulação calculista travestida de cordialidade.

      Grande abraço.

      Excluir
    5. cara, posso admitir a diferença entre os conceitos, sem problemas.

      por outro lado, como alguém vai subir na vida sem ser puxa saco?

      exceção, pontual, em alguns casos, é o serviço público brasileiro, que em alguns casos vc consegue um bom cargo e boa remuneração sem ser puxa saco.

      mas isso é exceção a regra

      pra subir na vida, só sendo puxa saco, o nome disso é política

      simples assim

      Excluir
    6. p.s.: outra exceção pode se dar com empreendedores, quem é o próprio patrão, toca punheta; não puxa saco ahhahahahaha

      Excluir
    7. Não é fácil subir por mérito, mas quanto mais as pessoas acham puxa sacos e puxa tapetes como algo normal e aceitável, mais tóxico fica o mundo do trabalho para quem não é assim e tem muita gente que não é assim.
      Não vale tudo pra crescer e isso que deve ser enaltecido, mas boa parte da sociedade prefere cortar caminho.

      Excluir
    8. E aliás poucas coisas são tão patéticas e repulsivas quanto o comportamento dessas pessoas.

      Excluir
    9. "Não é fácil subir por mérito" tb não acho e acho que no brasil é impossivel
      brasileiro é muito invejoso
      brasileiro puxa tapete de graça, sem ganhar nada em troca
      o brasil é tóxico

      Excluir
    10. "não odeie o jogador, odeie o jogo."

      Excluir
    11. Só existe o jogo quando alguém concorda em jogar.

      Excluir
    12. Pra complementar, no Brasil boa parte da população se acostumou a ser duas caras, e muitos são assim sem o menor pudor.

      Excluir
    13. "Só existe o jogo quando alguém concorda em jogar." as vezes sim, as vezes não

      só por exemplo, um ucraniano pacifista que acordo de um coma hoje não terá muita opção, salvo ser obrigado a matar russos na guerra

      o exemplo extremo é só pra ilustrar

      o jogo existe ainda quando alguém não concorda em jogar, salvo para sucidas ahahahaha
      o indivíduo pode ser esmagado pelo ambiente, assim como judeus na alemanha nazista

      a solução é fugir, sair do brasil ou viver em isolamento

      no isolamento - aí não vai subir na vida materialmente (com muito dinheiro) no Brasil mas pode crescer espiritualmente

      Excluir
    14. Se ninguém concorda em jogar, não há jogo. Por isso vejo como um erra a relativização de comportamento desses urubus do mundo do trabalho. São FDPs e ponto.
      Sei que o fato de ninguém jogar é utopia e logicamente não espero por isso, mas nesse mundo só podemos fazer a nossa parte, tenho meus defeitos e limitações mas ser puxa saco, duas caras etc não está entre eles e pretendo continuar assim.

      Excluir
    15. "mas ser puxa saco, duas caras etc não está entre eles e pretendo continuar assim." então, dificilmente vai subir na vida no brasil

      caso mesmo assim suba, por algum milagre chamado mérito, não vai se manter nesse topo por muito tempo

      o jogo é sujo e se não se sujar, não pode continuar jogando

      Excluir
  3. Já trabalhei em uma empresa em que isso existia, o grupinho puxa-saco do chefe sempre recebiam as melhores promoções e até aumentos diferentes dos demais. Eu achava um absurdo e me irritava com a situação. Por fim, eu ganhei estresse e eles mais grana. O mundo corporativo é assim.

    "não odeie o jogador, odeie o jogo."

    abs
    chavão

    ResponderExcluir
  4. Na real, essa estória de "só puxa-saco consegue promoção" é a maior lorota já inventada, uma empresa privada sobrevive de sua eficiência operacional e se você pensa que utilizar o parâmetro de puxa-saquismo ao invés de meritocracia para promover funcionários ou dar aumentos irá aumentar a eficiência/lucro de uma empresa, você está redondamente enganado.

    Se lembre que seu chefe tem um chefe que tem outro chefe até pararmos nos acionistas.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas