domingo, 14 de novembro de 2021

As vantagens sociais de uma cultura concurseira

 Bom, as vantagens para o Brasil de ter tanta gente empenhada estudando são muitas.

A começar pela melhora na qualidade dos recursos humanos na adm pública brasileira, o qual beneficia a sociedade como um todo - tá, boa parte destes servidores não quer saber de trabalhar, mas acredito corresponderem a minoria.

Outro beneficio social, este não muito debatido, diz respeito a melhora considerável dos profissionais inclusive para o setor privado, ora, me explico, o número de gente estudando com afinco disciplinas tão úteis no dia a dia: português, informática, matemática, RLM, direito constitucional etc. é grande, maior até que o quantitativo de vagas disponível, inclusive se considerarmos os concursos mais carniceiros, aqueles de prefeitura.

Deste modo, não há vaga pra todo mundo, a adm pública não absorve todos, então boa parte fica pela inciativa privada mesmo, profissionais que tiveram uma educação formal sofrida - inclusive muitas vezes até na faculdade - melhoram consistentemente sua base, deixando a qualidade profissional muito melhorada graças ao estudo para o concursos.

A cultura concurseira forma então não somente bons profissionais, como também cidadãos mais aptos a contribuir para o beneficio da sociedade. Mais apta inclusive a cobrar a qualidade nos agentes políticos. 

Bom, o que me incentivou a escrever essas modestas e curtas linhas é constatar deputados e afins dizendo por aí que é ruim ter tanta gente estudando nesse país (não estou criando um espantalho para bater, em linhas gerais a ideia é essa), a afirmação em si é ridícula e cai completamente por terra quando analisada a fundo.



4 comentários:

  1. Com todo o respeito. Isso aí é papo furado puro.
    É querer encontrar algo, motivos para valorizar uma pseudo cultura concuseira.
    A maioria dos chamados concurseiros mal estuda e a maioria dos que estudam apelam para o mais puro e simples decorebismo, abandonando completamenta o que foi estudo assim que passam em algums concurso, desistem de concursos ou desistem de concursos para determinada vaga ou área.

    Se isso que você descreve em seu post fosse minimamente próximo a verdade, a realidade da qualidade de serviços públicos e privados brasileiros seria bem diferente.
    E bons profissionais são mais completos que pessoas com conhecimento decorado sem nenhuma experiência prática para aplicar tais conhecimentos, ou mesmo sem real aptidão para os cargos que querem ocupar ou em alguns casos já ocupam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Registrada sua opinião, Anon, embora seja antagônica as minhas posições, abraços!

      Excluir
  2. não é ruim que as pessoas estudem tanto
    ruim são as matérias q caem em concurso, quase todas acriticas(como direito, portugues, matematica etc)
    historia, sociologia, ciencia politica etc são coisa rara


    abs!

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas