segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

A importância da leitura

"Don't just read the easy stuff. You may be entertained by it, but you will never grow from it."

“Miss a meal if you have to, but don't miss a book.” 

“Successful people have libraries. The rest have big screen TVs”

“Those who will not read are no better off than those who can't read.”

“It isn’t what the book costs. It’s what it will cost you if you don’t read it.” 

Todas as frases acima são do grande Jim Rohn.

Tenho lido muito de uns meses para cá, sobre os mais variados tópicos. Diria que os meus assuntos favoritos são economia, politica, história, matemática, astronomia e teologia. 

Nenhum deles é figurinha fácil em concursos, mas, sem sombra de dúvida, esse meu voraz apetite por ler me ajuda muito na hora de me dedicar aos tópicos concurseiros, já me deixa calibrado e não me canso facilmente na hora de ler para concursos. Em outras palavras ganho autodisciplina e resiliência para estudar. 

Inclusive nas próprias provas, se tiver que encarar um exame comprido com muitos textos, não vou me cansar com facilidade. recomendo a leitura frequente a adolescentes, para que depois não resmunguem que o Enem é muito cansativo porque tem muito texto.

Sem falar que algumas vezes consigo acertar questões com conhecimentos que havia adquirido de outras leituras, que não aquelas de concurso, desnecessário dizer que em concursos uma única questãozinha te faz escalar um Everest de candidatos. Quando vejo em qualquer edital algo como conhecimentos gerais, já vi que ali tenho o meu bonus stage.

Enfim, o que quero deixar aqui, com este pensamento meia boca é o seguinte: Leia sempre! É uma forma de se aprimorar no dia a dia, se expressar melhor, não perder palavras na hora do discurso, isso te ajuda em concursos, no trabalho e no dia a dia, sendo um membro melhor para a sociedade. 


Sobre ler online e em inglês 

Claro que o ideal é ler no papel, cópias físicas de livros tradicionais. Mas acabo favorecendo a leitura na tela do PC por ser mais acessível - inclusive financeiramente. O problema é que ler na tela do PC é mais cansativo e menos prazeroso do que no papel, mas... nem tudo pode ser perfeito.  

Geralmente, quando pesquiso conteúdo online para ler, o faço primariamente em inglês, isso ocorre por duas razões: primeiro porque sempre que possível favorece absorver o conteúdo em sua forma original para não ficar refém de traduções e como inglês é um idiomas estrangeiros que domino - o outro e espanhol - caso um livro me interesse, o pesquiso em inglês e caso não encontre para baixar, aí sim, pesquiso a versão em português.

Agora, se o idioma original for grego, por exemplo, não me importo de pesquisar o material primeiramente em português.

A segunda razão é que, via de regra, é mais fácil achar conteúdo em inglês no Google.

Claro que embora isso melhore muito meu vocabulário anglo saxão, me prejudica em terras lusófonos, e um problema que pode acontecer no dia a dia é me faltar palavras em português mas me lembrar do termo em inglês para o que quero dizer, o que é algo muito chato de se ocorrer, (rs).

Mas... o concurso do senado é meu foco este ano, e uma das disciplinas cobradas é o inglês. Garanto que sequer estudarei tal matéria e focarei em outras que sei menos ou não sei nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas