sábado, 2 de maio de 2020

Aquela vez que 130 mil pessoas se inscreveram no concurso para gari

O ano foi 2003, eu ainda tinha apenas 12 anos e nem sonhava em ser concurseiro. Provavelmente estava mais preocupado em administrar a minha coleção de tazos metálicos yu-gi-oh, mas isso é outra história...

Fato é que naquele ano algo fenomenal aconteceu no mundo dos concursos, nada menos que 130 mil candidatos se inscreveram no concurso para gari na capital fluminense.

As imagens das filas registradas para inscrições rodaram o mundo.

Hoje podemos desdenhar das facilidades que a internet nos traz, naquela época entretanto, há não mais que duas décadas atrás, as inscrições para o mencionado certame eram realizadas pessoalmente. Imagine a fila gerada, a jornalista Mônica Bergamo relata como foi dia, em meio ao calor infernal do Rio e uma fila que se alastrava por cerca de meio quilômetro. Eu posso imaginar a cena dantesca - tudo isso para meramente se inscrever no concurso.

Mônica narra brevemente alguns relatos interessantes e que nos fazem colocar as coisas em perpesctiva, como o seguinte: "Onir A. ganha R$ 200 numa firma de construção. Mas quer ser gari para trabalhar "só oito horas" e terminar o 2º grau".

O dia em que a jornalista Mônica foi realizar sua inscrição, não era o primeiro, pois as as inscrições ocorriam ao longo de dias, em ordem alfabética, naquele dia já se registrava o grupo de letras que abrangia a letra M. Portanto o número surreal de candidatos que se interessavam, já era bastante conhecido e Mônica chegou a colher relatos de pessoas que saíram de casa às 2h da madrugada com medo da fila que enfrentariam.

O salário? R$ 610 incluindo benefícios, ou seja, pouco mais de dois salários minimos, considerando o valor vigente na época. 



Desnecessário dizer que se ainda hoje concursos com salários correspondentes a dois salários mínimos e meio ainda atraem muita gente boa, inclusive portadores de canudos de nível superior, em 2003 então nem se fala.

Confira o edital do concurso, curiosamente não há prova de questões, apenas provas físicas e práticas, além de uma primeira etapa bizarra que se baseia no IMC do candidato.

WTF. Um individuo atlético seria reprovado nessa prova de IMC, afinal, seria considerado pesado.

O exterminador Arnold Schwarzenegger seria considerado obeso pela escala IMC e aparentemente não teria aptidão física para ser gari no Rio, teria sido cortado já na fase de análise de IMC.


Você que reclama de 2020, saiba que esse nosso país era um lugar muito bizarro em 2003. E antes disso já foi pior!

2 comentários:

  1. CC,
    Durante a faculdade, cheguei a fazer um concurso para nível fundamental. Eu não passei! Mas alguns colegas meus passaram. A concorrência foi absurda, tanto em quantidade quanto em qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CP, eu te entendo, pessoalmente eu não me guio muito por nível de faculdade pq alguns concursos de ens. fundamental pagam relativamente bem, procuro me guiar pelo salário auferido ao analisar o provável nível de faculdade de um concurso.


      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas