domingo, 15 de setembro de 2024

Carreira de Concurseiro vai ao CNU

 Bom, este post aqui vai ser estilo Akira Toriyama, de modo que começo a redigi-lo sem saber exatamente o que por no papel. Só tenho o título e o tema geral em mente.

Sim, após anos parado sem jogar sério, eu fiz um concurso, sim, foi o Concurso Nacional Unificado, vulgo CNU para os mais íntimos, ou ENEM dos concursos para jornalistas de pouca criatividade.

A prova foi num domingo qualquer em agosto, tive que fazê-la numa cidade diferente da minha. Cheguei na véspera com calma, ainda sou pobre mas não tanto como era quando startei este blog, posso pagar um hotelzinho de categoria mínima e descansar pro grande dia ao invés de fazer um bate volta que tem potencial pra me deixar cansado antes mesmo do apito inicial da prova.

A cidade tinha praia, quem me conhece, sabe que gosto de praia, passei a tarde numa, cerveja sem álcool pra não correr o risco de acordar de ressaca.

Amanheceu o grande dia, tomei café com calma numa padaria perto do hotel e dali fui pro estádio (leia-se escola onde faria a prova). Gosto de ser um dos primeiros a chegar, mas administro audazmente o momento certo de entrar no prédio da escola onde ocorrerá o evento. 

O movimento fora do prédio já era grande. Ali tem uma mistura de adversários, a maioria é bucha de canhão, mas vários são muito bons, a questão é que não sei quem é quem. Mas sempre ouço pessoal bater papo sobre esta vida de concursos. pessoalmente procura evitar puxar assuntos neste momento e quando alguém puxa comigo, não dou muita corda. Embora eu não seja assim no dia a dia, a questão é que ali, naquele instante pré prova, eu estou concentrando.

Confesso que eu estava estudando muito pra prova quando ela ocorreria em abril, quando ela foi adiada, parei de estudar. Então achei que apanharia feio.

Mas no momento da prova d a manhã, fiquei perplexo ao constatar o nível de facilidade, cheguei a olhar a capa da prova mais de uma vez para afirmar que eu estava com a prova em mãos e não teria recebido por engano uma prova para  auxiliar de creche em Pindamonhangaba.

Mas a prova era aquela mesmo, ou estava muito fácil ou eu teria ficado muito bom em concursos após tantos anos. O certo seria que ela estava muito fácil.

Conferi o gabarito no dia seguinte, acertei 18/20. Consegui a proeza íncrivel de não gabaritar.

Fui almoçar, intervalo para o segundo tempo.

Começou o segundo tempo, outra provinha fácil, embora não tanto como a primeira. Aparentemente a CesgranRio é conhecida por fazer provas fáceis, o que é ruim, deixam a coisa toda ainda mais incerta com um monte de gente acertando quase tudo.

Acho que não chego a classificar, mas voltei pra casa com a auto estima nas nuvens após um belo desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas