sábado, 18 de fevereiro de 2017

Chefia à brasileira

 Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.
- Abraham Lincoln

Uma coisa que sempre notei nos empregos que tive é o tratamento desigual dispensado pela chefia aos funcionários, mesmo em empregos públicos! De modo que quando você tem um dinossauro pré-histórico como seu chefe imediato, você pode acabar ouvindo grosserias indesejadas ao longo de sua semana laboral.

Normal - infelizmente - quando se tem uma chefia mal preparada para administrar, que muitas vezes sequer fez concurso, pois ocupa um cargo em comissão ou trabalha ali desde antes de 1988.

Mas o que me realmente me chama atenção ao longo de minha experiência pessoal, e é sobre isso que quero focar aqui, diz respeito ao fato que estes chefes mal educados parecem apenas direcionar sua ira para indivíduos que ocupem cargos da mais baixa hierarquia organizacional. Me refiro a copeiras, zeladores, faxineiros etc. 

Por exemplo, no cargo em que ocupo atualmente, em uma prefeitura municipal, noto quase que diariamente o meu chefe imediato tratar aos berros, sem se preocupar com qualquer forma de dignidade, o pessoal da limpeza. Entretanto, eu que ocupo um cargo administrativo, NUNCA tive que ouvir um berro deste mesmo chefe, ao contrário, ele me trata muito bem.
Foto real do meu atual chefe.
Mas eu nem sempre tive essa "sorte". Como já disse aqui em "Carreira de Concurseiro", já tive um emprego muito ruim em uma escola estadual onde tinha que aturar uma diretora insuportável. Evidentemente que meu cargo la era da base piramidal. 

Evidentemente também que estes chefes sem dúvida não são algo que se pode chamar de pessoas éticas e preparadas, me lembrei de uma frase que ouvi outro dia ao assistir ao filme "Missão Impossível 3", eu não vi ela em mais nenhum lugar, então vou supor que é uma frase original do filme: "Você pode dizer muito sobre o caráter de alguém pelo jeito como ele trata as pessoas que não têm de tratar bem". 

Resumindo, salário bom, tratamento bom, salário ruim, tratamento ruim. Isso é claro é algo que acomete a sociedade brasileira como um todo, não se restringindo ao ambiente laboral. "Você vale quanto tem no bolso", me disse um mendigo outro dia quando eu lhe dei um resto de long neck que não quis tomar, além de um pouco de meu tempo conversando com ele num banco de praça por alguns minutos.

Isso que dar viver em uma sociedade onde, entre outras coisas, juízes pensam que são deuses e pessoas te olham de cima simplesmente porque ganham mais do que você.

2 comentários:

  1. Você só disse verdades. No Brasil isso é ainda mais gritante devido ao culto à ostentação num país onde a esmagadora maioria passa a vida ganhando uns 2k no máximo. Qualquer um que consegue coisa melhor já se acha a última coca-cola do deserto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, verdade Petisco; pessoalmente eu prefiro respeitar a tds a minha volta, seja ganhando 1k ou 100k, abraços!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas