domingo, 1 de março de 2020

"Cavaleiros do Zodíaco" e Concursos - Parte 2


Meus Deus, como o tempo voa. Em Novembro de 2020 Carreira de Concurseiro vai completar 4 anos.

De la pra cá, muita coisa mudou, no mundo e na minha vida. 

Mas ainda sou concurseiro... pelo menos é o que eu penso, rs.

Um dos primeiros posts por aqui foi "Cavaleiros do Zodíaco" e Concursos, texto no qual eu dividia os cargos por faixas salarias, delegando a cada faixa um tipo de armadura, com base na hierarquia apresentada no anime "Cavaleiros do Zodíaco".

A animação parece ter tido uma renascida de popularidade, graças ao remake de netflix, que eu não teria coragem de ver.

Em homenagem a isso e a longevidade deste blog, vou seguir uma sugestão que fiz no ultimo parágrafo da parte 1:  (...) evidentemente que dentro de um mesmo nível há armaduras (cargos) mais fracos ou fortes por diversas razões, também existem cargos no setor privado que não pertencem a essa mesma hierarquia (marinas, espectros e guerreiros deuses), além também dos cargos terceirizados em repartições públicas (cavaleiros negros), (...).

Pois bem, vamos explorar quais são estes outros tipos de armaduras/ cargos.

Claro que a parte 1 tinha uma certa função ao demonstrar de forma leve o conceito de uma Carreira de concurseiro.

Este aqui é puro besteirol mesmo.


Cavaleiros Negros = Cargos terceirizados 


Bom, assim como no anime os Cavaleiros Negros não são da hierarquia oficial das armaduras de Atena, no mundo dos concursos, os terceirizados não são servidores públicos. Ainda que prestem serviços em estatais.

Cavaleiros negros muitas vezes ficam a mercê de empresas terceirizadas exploradoras e na maioria das vezes ganham salários ridículos.

O lado bom é que podem conhecer o serviço público de dentro e quem sabe assim procurar conquistar uma armadura de Atena/ Cargo público.


Espectros de Hades = Comissionados


No mundo de cavaleiros do Zodíaco, os espectros de Hades são os inimigos mortais dos cavaleiros de Atena.

Não são como cavaleiros de Atena que treinaram arduamente para conseguir tal armadura, não! São meros indicados de políticos.

No nosso mundo, a maioria dos comissionados mais atrapalha do que ajuda: não tem aptidão para seus cargos, mas costumam ganhar salários superiores. Sem falar que boa parte deles são sabidos cabides de emprego. 

Alguns cavaleiros de Atena podem acabar servindo o deus Hades momentaneamente, como no anime fizeram alguns cavaleiros de ouro que receberam súplices de Hades, mas no final voltam a ser cavaleiros, estes são os servidores efetivos que ocupam cargos em comissão momentaneamente. 


Cavaleiros de aço = Agentes politicos


No mundo de Cavaleiros do Zodíaco, os Cavaleiros de aço são aparições bizarras, criados exclusivamente pro anime, pra enrolar um pouco enquanto o mangá era escrito, desaparecem como se nunca tivesse existido e ninguém mais os menciona.

Lembram muito as suas contrapartes em nosso mundo, agentes politicos, tem importância enquanto cumprem o mandato, influenciando as vidas dos cavaleiros/ concursados, mas após isso simplesmente somem e perdem completamente a importância.

Perdoem as generalizações, nem todos os políticos são inúteis, só a maior parte. 


Marinas = empregados do setor privado



Alguns são mais... ou menos fortes que os cavaleiros de Atena, a verdade é... quem sabe. Sem dúvida, no setor privado podemos encontrar cargos muito bons, que superam até as armadura de ouro de Atena. Como no anime temos o personagem Sorento, que com sua música diminui em muito o poder do adversário.

Alguns podem cansar de ser marinas e buscar vestir uma armadura de Atena/ Cargo Público, como o anime mostrou o caso de Kanon.

Kanon: Exemplo de transição bem sucedida entre setor privado e setor público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas