sábado, 25 de janeiro de 2020

TCE-RJ: Vou deixar pra lá


Quando no finalzinho de Dezembro elenquei os concursos que mais me interessavam realizar em 2020, através do post "Concursos no Rio de Janeiro em 2020", um dos certames que me enchia os olhos era para o Tribunal de Contas do Estado - TCE RJ.

Eis que quase um mês depois o edital para a referida competição é lançado.

E eu só posso dizer que o fato da prova ser realizada em dois dias me desanimou bastante, eu já esperava ter que ir à capital fazer o exame, mas esperava que fosse em apenas um dia. Não faria mais sentido fazer o concurso em duas fases então e somente quem fosse aprovado na primeira (objetiva) realizaria a segunda (discursiva)?

Sei que reclamar aqui não leva a nada, mas isso é um total desrespeito para com o cidadão fluminense que mora no interior.

Também me leva a concluir que qualquer concurseiro que se prese deve manter uma reserva de emergência especial para concurso, nada muito sofisticado, digamos 500 R$ reservados basta. Mas sei que há muita gente em situação de pobreza por aí, de que adianta este pessoal ter isenção da taxa de inscrição se posteriormente terá que pagar transporte para o Rio, bem como hospedagem.

Claro que não dá para fazer a prova em todo e qualquer município do Estado, mas seria interessante elencar algumas cidades de médio porte que absorveriam candidatos dos municípios de sua região, como Campos, Macaé e Teresópolis. 

Enfim, este tipo de coisa mostra que precisamos de regulamentação urgente no que tange a concursos públicos, desde 1988 que os concurseiros estão perdidos sem uma lei que estabeleça regras para os certames, prazo de validade curto para convocação, por exemplo, é uma das questões mais urgentes, afinal tem muito gestor público mal intencionado que aproveita e leva até quatro anos para chamar candidatos classificados nas vagas.

Enquanto isso, os imbecis dos nossos legisladores analfabetos funcionais passam leis descabidas que mais atrapalham do que ajudam, como essa Lei 7747  aqui do RJ que reserva 10% das vagas para a população hipossuficiente, meus amigos, está lei é tão retardada e descabida que eu não saberia nem por onde começar, rende até um post a parte, mas eu prefiro não me estressar escrevendo sobre o assunto. 

Aliás, só advinha de qual partido é o sr. que propôs o pl que deu origem a lei? Claro que se você citar uma das legendas da tríade do mal (PT, PSOL e PC do B) terá 1/3 de chances de estar certo.

Resumo da Ópera, os legisladores imbecis não regulamentam coisas essenciais sobre concursos mas fazem uma lei completamente idiota destas. 

7 comentários:

  1. Não sou hipossuficiente, mas essa é a cota mais justa. Que postagem desnecessária a sua burguês safado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única cota de concursos que eu acho justa está na CF, é para deficientes.

      Excluir
  2. Me recordo do concurso para AFRFB 2014, a prova foi no sábado e domingo, manhã e tarde. O edital saiu em março, se me recordo, e a prova foi em maio. No resumo, sacanagem da falecida ESAF. Começou sábado de manhã pela discursiva. Lembro que no domingo de tarde eu fui para última etapa num estado mental totalmente esgotado e sem esperança de conseguir uma das vagas. Foi o pior certame que já participei. Aliás, creio que para área federal este ano será um deserto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo relato.

      É uma verdadeira covardia com os candidatos.

      Realmente, a área federal deverá ser um verdadeiro Saara, especialmente no Executivo, onde está a maior parte das vagas.

      Excluir
  3. Astronauta, acho que se vc se preparou na fase pré-edital, não deveria desistir de fazer só pq são dois dias.

    Na pior hipótese, vá fazer a primeira e só volte pra fazer a segunda se achar que se saiu bem.

    Fazer provas é muito importante na preparação. E como estes tempos têm sido escassos os certames, acho que não deveria perder essa chance.

    Abraço do Investidor Concursado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, meu querido IC, na verdade eu não me preparei na fase pré edital, então outra razão pra não me empolgar. Mas vamos ver, posso me inscrever e pelo menos da rum pulo na zona sul pra passear um o pouco, assim mato dois coelho com uma cajadada, uno o util ao agradável, faço o concurso e dou um passeio.

      E realmente, como vc falou, os concursos andam tão escassos que não dá para ficar esperando por uma oportunidade ideal, grande abraço.

      Excluir
  4. cargo top de remuneração
    normal ter seleção maluca e dificultosa para os candidatos
    faz parte do jogo
    o $ compensa
    $ é o q importa aqui

    abs!

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas