quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Colega irritante

Então, eu estou tentando descobrir como não posso me irritar com esse meu colega de trabalho.

Ele sabe tudo, ou pensa saber, afogado em seu pedantismo digno de uma criança, até me corrige nas histórias que estou contando - como ele sabe o que vou dizer? - e com grande convicção.

Tudo o que digo está errado. 

Provavelmente, o desgraçado vai crescer mais nesta repartição do que eu, pois ele divulga suas informações erradas com grande convicção, e outras pessoas parecem não saber que ele só fala besteira e desinformação.

Como posso agir então?

Penso que eu não preciso ter necessariamente uma relação de amizade com todo mundo, mas ainda assim ´é preciso manter uma atitude não prejudicial em relação aqueles que são irritantes, porque isso ajuda a criar resiliência mental.

Se você ficar chateado por causa de pessoas irritantes, como você se sairá se for diagnosticado com uma doença grave, por exemplo?  Se você puder suportar irritações externas evitáveis, será mais provável que lide com tragédias que possam acontecer mais tarde.

Devo usar meu colega de trabalho  irritante para aumentar minha resistência, ou seja, treinar  para não deixar que a dor deteriore minha qualidade de vida.

Esse tipo de sabichão é comum em nossa sociedade facebookiniana . Devemos continuar agindo com integridade e gentileza, apesar deles.

 Eu digo a mim mesmo que não posso controlar o comportamento de outrem,  mas posso controlar o meu. Faço a coisa certa e me comporto profissionalmente. 

Se você tem um colega de trabalho assim, o que eu posso recomendar é o seguinte: Perceba que o seu colega não é capaz de prejudicá-lo. É sua opinião sobre a situação que está causando angústia. Você está frustrado porque está tentando controlar o que não está sob seu controle, ou seja, as opiniões e os julgamentos de seu colega. Você pode escolher se opor a esse fato ou aceitá-lo, mas não pode alterá-lo.



3 comentários:

  1. Fale um pouco sobre carreiras policiais.
    PRF, policia civil, PM, guarda municipal. Faça um post sobre, vejo que é uma area blindada de crise. Praticamente sempre tem concursos com bastante vagas e bons salarios, alguns cargos não são tão concorridos e além disso tem varias etapas tipo taf etc... que costuma reprovar bastante gente.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala GPF, cara, taí um tópico muito interessante para focar, obrigado pela sugestão. Meu receio é não ter propriedade para falar do assunto, já que nunca vislumbrei carreira policial, acho que é uma questão de aptidão.

      PM aqui no RJ realmente não é muito concorrido e o taf é pegado, no meu estado físico atual teria que me exercitar muito para ter chances. Mas o salário de soldado da PM não é muito interessante, tem o oficial, mas se tem, infelizmente, exigido formação em direito, que e não tenho. Guarda municipal varia muito de um município pra outro, os mais ricos evidentemente tendem a pagar mais. Os mais pobres pagam pouco, mas pelo menos são locais pouco violentos e geralmente, embora baixo, o salário seja relativamente razoável para o custo de vida local. Civil tá pra sair esse ano edital pro RJ, o cargo de auxiliar de necrópsia (não tenho certeza se é esse o nome) deve ser relativamente pouco concorrido, mas eu, definitivamente não tenho estômago pra essa função. Finalmente, este ano também teremos policial legislativo do Senado, exige ens. médio e tem ganhos líquidos de 18 mil, com esse salário eu animo até de ir pra Marte.

      Abraços.

      Excluir
    2. Que nada... Esse concurso da PCRJ será muito concorrido. Sempre escuto alguem falando desse concurso e dos cargos de necropsia.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas