sábado, 5 de junho de 2021

Épico do Concurseiro: Parte III - Iniciando a carreira de concurseiro

 Bom, no último episódio de nossa aventura, descrevi em síntese o que se passou comigo no meio dos concursos no quadriênio 2009-2013.

Vamos seguir para 2014 então.

2014: Meu primeiro concurso

"Até a jornada de mil milhas começa com um pequeno passo..." - Provérbio japonês.


Neste ano me encontrava desempregado, já formado no nível superior, sem perspectiva de vida, resolvi fazer um concurso dentre os muito editais que saíam naquele período.

Notei que para realizar muitas das provas deveria ir a capital de meu estado, mas eu não tinha dinheiro para isso, puts, mal tinha dinheiro para a inscrição.

Foi aí que eu tive a ideia, faria um concurso modesto em minha cidade e depois, já empregado, teria capital para fazer concursos maiores. 

Escolhi um concurso que teria prova dali a cerca de três meses então, um concurso básico de ens. médio no âmbito federal.

Resolvi não estudar, achava que por ser mais inteligente e por ter mais estudo que a maioria da população poderia passar sem estudar.

Grave erro, hoje em dia já sei que é praticamente impossível classificar sem estudar em concursos, ainda que nos básicos, creio somente ser possível fazer isso naqueles concursos de prefeitura pequena que não pagam nem um salário minimo liquido, mas convenhamos, estes mal contam.

A interpretação de textos  - se não for da FGV - até desce bem para desavisados que não estudaram, mas chegando em matérias simples para quem estuda, notadamente, eu diria, informática, a coisa pega. Afinal, você pode até usar seu pc satisfatoriamente no dia a dia, mas talvez não saiba muito bem trabalhar determinada fórmula no Excel, sem dúvidas, é preciso estudar.

Naquela época eu não entendia nada de concursos, sequer sabia da nota de corte para classificar, hoje estimo que até nos concursos básicos o ideal é fazer pelo menos 90% da prova, ou seja, cada questão importa e deve ser analisada com minúcia.

O resultado, o leitor já pode imaginar, fui humilhado, obtendo uma posição medíocre na prova, talvez o primeiro entre as buchas de canhão.

O salário inicial deste concurso para 2014 era entre 2k e 3k. por favor, considere que o salário minimo em 2014 era de R$ 724,00 e você notará que este cargo não era lá grande coisa, embora, claro, para a maioria da população brasileira seja uma boa oportunidade para sair da pobreza - isso se você for solteiro -, mas enfim, divago, voltemos a nossa história.


A derrota veio, mas pelo menos trouxe uma lição de humildade junto. Deste dia em dia, creio nunca mais ter subestimado uma prova na vida, respeita a prova, é o que eu sempre digo, uma coisa que odeio é quando estou saindo da prova de um concurso e vejo alguns candidatos puxando assunto do tipo, "nossa que, prova fácil", há é? Gabarita ela então filhão, porque com uma nota medíocre você não entra! Amadores!

Bom, eu ainda não sabia disso, mas este foi o primeiro episódio de minha carreira de concurseiro. 

Neste mesmo ano de 2014 fiz e passei num concurso mais simples, obtendo o emprego sobre o qual falei no post No setor público também existem empregos ruins!

Mas, isso é conto para uma futura parte IV, abraços.





2 comentários:

  1. boas lembranças

    tenho um post semelhante (https://scantsa.blogspot.com/2019/04/minha-carreira-profissional-como.html)

    ResponderExcluir
  2. Na espera pelos novos posts!

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas