domingo, 22 de dezembro de 2019

A internet mudou como ser concurseiro

Ano que vem eu completo 28 anos de idade, vislumbro os anos passarem cada vez mais rápido e admiro como o tempo de uma vida humana pode ser curto, se comparado ao grande esquema das coisas.

Pode ser um tanto melancólico constatar isso, mas por outro lado tem seu aspecto positivo, afinal eu sempre soube que tempo é dinheiro, mas agora vejo que tenho cada vez menos tempo sobrando e potencialmente cada vez menos espaço para agir...

2020 é logo ali...

2019 marca o fim de uma década que simbolicamente chamaremos de anos 2010, por experiência próprio sei que a nostalgia tende a ofuscar o pensamento de muita gente que gosta de idealizar o passado, já até me vejo em 2030 ouvindo coisas sobre como a vida era mais simples em 2019... Eu estive em 2019, contemporâneos de 2030, não era tão bom assim...

Mas enfim...

Qual o Zeitgeist dos anos 2010?

O que vai ficar pra posteridade nesta década, sem dúvida é o boom dos smartphones e a grande facilitação no acesso a internet, moldando e mudando diversos aspectos de nossa sociedade, inclusive, é claro, o jeito como estudamos para concursos.

Eu comecei a estudar seriamente para concursos em 2016, quando os smartphones já eram massivamente presentes no cotidiano. Nunca saberei o que é ser um concurseiro no período em que a internet ainda engatinhava e sequer era a fonte primária de estudos.

Como eram alguns concurseiros pré internet
Hoje em dia o cenário é diferente, a democratização ao acesso a informação via internet torna praticamente qualquer brasileiro  com um minimo de interesse em um concurseiro verdadeiramente competitivo, basta querer e se esforçar. Você não precisa mais pagar cursinhos caros e eu sequer sei se são vantajosos - pense no tempo e energia perdidos só para chegar ao local do cursinho. Você não precisa investir muito em material impresso para estudar, ainda que seja menos prejudicial a vista do que ler na tela do PC, não é essencial. 

Você só precisa da internet, algo que hoje em dia é tão fundamental nos lares brasileiros como as contas de luz, água e gás. Algo que você já tem acesso e te deixa a um passo de estudar e dominar qualquer matéria.


2020 ta aí.

Senado Federal será meu foco, também tenho meus olhos sobre a possibilidade de sair edital para o TCE-RJ e da ALERJ.



Bom, estou de férias neste fim de ano, não estou ativamente estudando nem nada, portanto, tenho bastante tempo para escrever aqui, vou tentar postar com certa frequência neste período, mas não tenho certeza, não quero chegar aqui e escrever por escrever, tenho que ter algo a acrescentar. Mas to na área, os comentários, pelo menos, não devo demorar muito a responder.

Abraços.

4 comentários:

  1. Boa noite astronauta!

    Pelo menos aqui, na ralé dos concursos publicos de baixo escalão, a maioria ainda não se adaptou a realidade tecnologica e ainda prefere estudar pra concursos publicos como se fossem nos anos 90 ou inicio dos anos 2000.
    Época que o candidato comprava a apostila na banca e uma semana depois prestava o concurso e passava. Outros ainda preferiam ir nos cursinhos presenciais dá pra acreditar? Tem estrategia, direção, alfacon, gran cursos na palma da mão e mto mais barato e acessivel.

    Esses grupos de whatsapp e facebook são lotados de pessoas que estudam assim... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, te entendo GPF. Bom, estudar no papel tem a sua vantagem, é menos desgastante pra vista do que no PC. O que eu fazia muito antigamente era transcrever leis para o papel e depois lia os manuscritos, outra opção que fazia, quando estudava para concursos municipais, para os quais era difícil achar audio das leis locais, era ler a lei em voz alta e depois ouvir a gravação, é especialmente vantajoso ouvir áudio quando vc ta num transporte por exemplo.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Mas e os estudos, como vão? Já fez aquele processo do IBGE?

      Excluir
    3. Acabei desistindo desse, achei mais jogo esperar o proximo edital que irá sair em março ou fevereiro.
      Um abraço!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas