quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Vantagens e desvantagens de concursos municipais

Para muitos concursos municipais são o "primo pobre" dos concursos públicos, afinal, os salários - na maioria das vezes - não são nada surpreendentes e deixam muito muito a desejar, principalmente quando comparados a cargos análogos no âmbito federal.

A explicação para tal fato é bastante óbvia quando notamos que o orçamento de um município qualquer não se compara ao orçamento do governo federal.

Outro ponto negativo de concursos municipais diz respeito ao fato de que o concurseiro deve levar em conta se vale a pena financeiramente ir morar em outra cidade, afinal, muito possivelmente ter´que alugar um imóvel o que já corroerá uma parcela considerável de seu salário. Há também a questão de ter que se distanciar de amigos e família, o que gera ainda mais gastos, afinal, o concurseiro desejará retornar todo santo fim de semana a sua terra natal...

Diferentemente de um concurso federal, onde o concurseiro poderá buscar transferência a sua terra natal após o Estágio probatório, no caso de cargos municipais teria que dar a sorte suprema de conseguir uma permuta com algum servidor municipal de sua terra.

 Mas... apesar de todos este empecilhos, existem alguns concursos municipais: os de cidades com o PIB elevado, ou aqueles para trabalhar internamente em prefeituras e em câmaras municipais.

Geralmente na administração indireta municipal os salários são muito baixos - a não ser que se tarte de um município rico -, deste modo, somente recomendo estes caso sejam concursos realizados na cidade de sua residência, caso contrário, muito dificilmente compensarão... entretanto, se o concurso for realizado em sua cidade, embora o salário seja muito baixo, a cobrança será bem menor que no setor privado, o que te dará maior tempo livre e energia para estudar em concursos melhores.



Simulados para concursos municipais

Pois bem, você já deve estar se perguntando porque estou expondo todas estas informações básicas e de senso comum, eu me explico, gostaria de anunciar uma novidade aqui em "Carreira de concurseiro" relacionada a concursos municipais: elaboração de Simulados para concursos municipais.

Acontece que muitos concursos municipais preveem em seu conteúdo programático matérias relacionadas a legislação municipal, como a lei orgânica do município, lei de posturas municipal, regimento interno da câmara etc.

O problema é que - infelizmente - quando nos deparamos com legislações municipais, principalmente de cidades pequenas, quase não encontramos uma das melhores ferramentas que um concurseiro dispõe para estudo: questões para treinar.

Desta forma procurarei, sempre que possível, cobrir esta demanda por questões de concursos municipais elaborando simulados autorais, na medida do possível, não posso prometer nada em grande escala pois este é um mero blog autoral e eu tenho mais o que fazer da vida (rs).

Abraços!


2 comentários:

  1. Fala Astronauta! Muito tempo sumido, tava no modo zumbi? kkkk

    Mas enfim, vc dá mesmo conta disso? É município demais por aí, uma porrada de leis. Mais questões são sempre bem-vindas nesse mundo, porém mesmo na falta delas qualquer concurseiro que se preze sabe que a alternativa crucial para estudar regimentos e LO é focar nos artigos MENOS óbivios e decorar prazos, quantidades e competências de órgãos e cargos.
    As bancas de fundo de quintal adoram isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mestre, nada cara, mas manter um blog deste da mais trabalho do que eu pensava, rs, e eu tenho andado sem tempo.

      Com certeza, ótimas dicas, o caminho é esse mesmo quando for estudar regimento, LOM e outras leis municipais de cidadezinhas do interior, onde as bancas quase sempre são de fundo de quintal mesmo, abração!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas