domingo, 4 de setembro de 2022

Concurseiro de 30 anos

Concurseiro pobre de 20 e poucos anos

O ano era 2014, ano de Copa, deu Alemanha. Há quem aquela época chorasse por um partida de futebol terminada em 7 a 1.

Eu talvez quisesse chorar por estar desempregado, com um canudo inútil na mão e sem perspectiva alguma de futuro. Resolvi me dedicar a concursos, seriam uma luz, ainda que incerta, no fim de um escuro túnel. 

Consegui algumas vitórias nestes anos, sem dúvidas a mais especial foi a de meu cargo atual, não é muita coisa, mas é trabalho honesto.

E neste ano de 2022 cheguei a casa dos 30 anos. Idade simbólica que representa o inicio de um novo ciclo na vida do indivíduo.

Concurseiro de 30 anos

No que diz respeito a concursos, a maior diferença para o inicio de minha Carreira de Concurseiro pra agora é que já não sou mais tão pobre. 

A vida é boa e eu sou um homem de gostos simples que procura não reclamar muito.

Mas concursos ainda me empolgam, gosto de fazer provas e procurar melhorar, caso contrário, você vê a vida passar estando acomodado no mesmo emprego ao longo de décadas.

Já não me interesso mais por concursos fracos de pequenas prefeituras nos cantões deste Estado que paguem mal, mas ainda há muito a se escalar nesta Carreira. Receita Federal já desponta no horizonte, Senado federal já tem edital na praça, ambos ofertando salários realmente excepcionais para os quais vale a pena se dedicar. Estes sim, cargos dignos de se encerrar uma Carreira de concurseiro.

"E quando a Carreira de concurseiro para?", você pode perguntar. Acaba só quando não se tem mais pra onde subir, quando você está naquele concurso de altíssimo nível e fazer outro somente significaria andar feito caranguejo em termos financeiros.

Aí você pode aposentar dos concursos de vez e focar em outras formas de crescimento - quem sabe avançar uma carreira acadêmica, buscar investir ainda mais etc.

A vida é curta, mas o céu é o limite.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado!!

      Scant, é astronautadesempregado@gmail.com

      Mas recomendo que mantenha o blog público.


      Abraços.

      Excluir
  2. Legal o texto. Eu encerraria minha carreira de concurseiro no TCU, no BACEN, na SuSEP, na CVM, professor de ensino técnico de IF ou sendo professor de universidade federal (esse aí é o gabarito de vida, na minha opinião).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TCU é bom demais! Só fiscaliza os outros, não corre risco nenhum de ter suas contas questionadas (quem fiscaliza o TCU? O Congresso? Faça-me rir!), não faz gestão, só cobra dos outros... só bônus, quase sem ônus. O risco é se deparar com alguma quadrilha e sofrer ameaças, mas este risco é inerente a qualquer cargo de fiscal.
      Professor de facul federal também é um emprego perfeito. Ganha muito bem e tem horários ultra flexíveis, nunca vira gestor, no máximo vira fiscal de contrato ou vai pra banca de concurso... mas se souber se enturmar vai ficar só na atividade fim mesmo, dando aula e fazendo pesquisa, sem arriscar o cpf.

      Excluir
    2. "se souber se enturmar" a depender do local, imagino que isso inclua favores sexuais, hehe

      Excluir
    3. Professor de Faculdade Federal era um sonho antigo meu, Mago, mas hj dia nem tanto, tendo em vista que considero maioria dos concursos pra este cargo como furada; BACEN é o tipo de órgão que eu teria prazer em trabalhar mesmo sem receber um salário sensacional.

      Excluir
  3. Parabéns pelas suas conquistas! Me tira uma dúvida: além dos altos salários e estabilidade, ainda dá pra conseguir cargos concursados que tenham aposentadoria antes dos 65 anos e/ou com valor acima do teto do INSS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q so na area militar ou na policial

      Excluir
    2. O trabalho é tão tranquilo nesses cargos que você não irá querer se aposentar para ficar só com o dinheiro do INSS.

      Excluir
    3. Sou completamente leigo em direito previdenciário, InvestIF, matéria que odeio. Mas creio que qlr órgão no qual vc contribua pra Regime próprio (RPPS) vc poderá encontrar regras mais vantajosas para aposentadoria, inclusive com rendimentos acima do teto do INSS... Lembrando que daqui pra frente estes fundos de previdência prórpio tendme a ficar escassos, tendo em vista que aquela chamada emenda da reforma da previdência veda a criação de novos fundos próprios, embora permitindo que os atuais prossigam existindo.


      Abraço.

      Excluir
  4. Senado é aposentadoria certa! O cargo de Polícia do Senado é muito tentador também, e acho que significaria aposentadoria para mim também.

    Boa Sorte nas provas!

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas