quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dica: duas provas no mesmo dia

 Concursos andam tão escassos ultimamente, situação essa que se acirrou na a pandemia, que não podemos nos dar ao luxo de escolher umas poucas provas para realizar, devemos agarrar as escassas oportunidades que aparecem e tentar fazer o maior número de certames possível.

E o que pode ser entendido como esse patamar possível? Basicamente concursos que estejam dentro de nosso orçamento financeiro e de nosso tempo hábil. Provas no outro lado do país estão, por exemplo, automaticamente descartadas devido a enorme demanda de tempo e de recursos financeiros que estas exigiriam.

Nesse sentido, é muito importante aproveitar oportunidades de fazer duas provas no mesmo dia, para cargos diferentes em um mesmo órgão. De modo que, é bastante usual que órgãos dividam as provas de seus concursos em turnos para facilitar a organização, é justamente nesta brecha que o candidato poderá aproveitar e fazer dois exames, um pela manhã e outro  tarde. 

Essa estratégia é especialmente proveitosa para quem vem de outra cidade fazer prova, aproveita e faz uma segunda, dois coelhos em uma cajadada só, como se diz naquele velho provérbio popular.

Mas há que se ater a um ponto negativo desta estratégia: a prova de manhã pode deixar o candidato desgastado para a que vier a tarde, pelo menos comigo é assim, portanto somente utilizo essa estratégia se a prova em que eu estiver focado for a de manhã. Volto a tarde para fazer uma prova que não é meu foco, e sem a mesma pressão da anterior, bem como já aquecido.

Outro ponto importante e bastante óbvio diz respeito ao fato de que tais provas devem ter a maior parte de seu conteúdo similar, de modo que os seus estudos para a prova principal serão aproveitados na prova secundária.

Lembre-se que classificar dentro das vagas é questão de detalhe.

Classificar ou ficar em nível de nota pareado com quem classifica não é detalhe, nem sorte, é preparo. Agora, a diferença entre classificar e derrapar naquela questãozinha ou outra, aí sim é detalhe.

Quem sabe então você derrapa pra menos na sua prova de foco/ primária, mas surpreendentemente derrapa pra mais naquela sua prova secundária e que não era o seu foco principal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas