sábado, 18 de julho de 2020

Conhecimento é poder




O titulo é um clichê, conhecimento é poder, uma verdade absoluta.

Conhecimento é poder, mas não um poder que vem fácil, ele demanda esforço. O conhecimento ao qual me refiro aqui não se refere a um aspecto inerente do indivíduo, mas a algo conquistado com esforço, como os músculos de um atleta.

Tampouco é algo que você pode conquistar ao longo de uma vida, você nunca arranhará sequer a face de todo o conhecimento disponível nesse mundo.

Se você for um juiz de direito, pós graduado em história da arte e também um engenheiro nas horas vagas, talvez nunca tenha lido uma linha sobre astronomia e portanto seja um ignorante em tal área.

Não se engane com os experts de facebook, ninguém domina todos os assuntos, as pessoas apenas palpitam, quando muitas das vezes, se não em sua maioria, deveriam verbalizar um muito digno "eu não sei".

Isso pode ser frustrante.

Pode ser frustrante se deparar com um tópico no qual você é completamente leigo, mas eles inevitavelmente existem.

Você pode ser fluente em inglês, espanhol, russo e japonês e ao mesmo tempo não entender sequer uma frase de alemão.

E o idioma alemão não se importa com isso.

Você poderia em um ato de cólera infundada atirar um livro de alemão contra a parede e não faria diferença.

O idioma alemão existe, independente de você, independente de sua opinião sobre ele. Ele está la, um gigante a ser dominado, através de árduos anos de estudo, um poder a ser conquistado.

Cada área de conhecimento é um poder diferente em seu repertório.

Outra pessoa pode argumentar também que com cada vez melhores tecnologia disponíveis, o conhecimento perde importância: pra que saber qualquer idioma se o google me traduz ele automaticamente? Pra que saber dirigir, se em alguns anos carros sem motoristas serão coisa comum em nossas cidades?

Você pode argumentar que algumas áreas de conhecimento são mais pragmáticas no dia a dia do que outras - por exemplo, o inglês é costuma vir a calhar com bem mais frequência que o alemão. Então priorize o aprendizado do inglês, do que é mais útil.

Será então que em algumas décadas o conhecimento perderá força? Tais poderes já não serão mais úteis? Só os tempo dirá, mas o meu palpite é que, alguma forma de conhecimento sempre será útil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas