domingo, 4 de dezembro de 2016

Concursos mais fáceis no Paraná?

A Consulplan é a banca responsável pela realização do concurso do TRF da 2ª Região-2016, concurso no qual realizarei, concorrendo em dois cargos. Não obstante, qualquer concurseiro que se preze sabe que uma ótima forma de se estudar para concursos é responder questões antigas da banca realizadora do certame.

Pois bem, resolvi procurar questões de direito constitucional realizadas pela banca e me deparo com a seguinte:

A Constituição da República Federativa do Brasil, também chamada de Constituição Federal, é a lei fundamental e suprema do país. Ela regula e organiza o funcionamento do estado, limitando poderes e definindo os direitos e deveres do cidadão. A Constituição Federal do Brasil foi promulgada em:  

a) 22 de abril de 1500.
b) 31 de março de 1964
c) 5 de outubro de 1988.
d) 7 de setembro de 1822.
e) 15 de novembro de 1889.

Ta certo que a banca tem fama de ser fácil, mas isso é ridículo. Eu não sabia de cabeça o dia e mês da promulgação da CF, mas, como a maioria das pessoas, sei o ano, e eles colocaram somente uma opção com o ano de 1988, se tivessem posto mais uma, só para confundir... O curioso é que as outras opções correspondem a outras datas marcantes da História do Brasil, o que me leva a pergunta, será que o elaborador achou mesmo que utilizar outras datas marcantes iria confundir algum candidato, ainda que utilizando anos como 1500 e 1889? Ou o elaborador é apenas um fanfarrão? Bom, de qualquer forma isso me inspira a criar uma série de posts aqui no blog, chamarei de "questões de concursos elaboradas por fanfarrões".

A prova foi realizada para o cargo de telefonista para a prefeitura de Cascavel, no Paraná, cidade com 316 226 hab., ou seja, uma cidade de médio porte, pela pequena experiência que tenho em concursos, essa pergunta foi fácil demais.

Agora vem a informação que me deixou estarrecido.

Segundo arquivo disponibilizado no site da Consulplan somente 329 candidatos se inscreveram no concurso, destes, apenas 23 tiraram pelo menos 60 na prova, sendo que o primeiro colocado fechou a prova com meros 75 pontos.

Esse tipo de coisa é difícil de ver aqui no RJ, mesmo em municípios muito menores do que Cascável. Isso significa que os certames no Paraná estão mais fáceis do que aqui?

Partiu Paraná!?


4 comentários:

  1. Estou pensando em fazer o concurso do TJ-PR, o brabo é pagar passagem de avião e algum lugar pra ficar mais uber ou ônibus até o local da prova.

    Essas questões muito fáceis acabam que não ajudam muito, pois um monte de gente acerta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, prova fácil é ótimo pra qm não estudou.

      Excluir
    2. É Astronauta, também to nessa luta de fugir de emprego cretino. Já trabalhei em vários órgãos públicos como terceirizado e sem bem como funciona.

      Iludidos aqueles que acham que o funcionalismo é a salvação. No momento atual, pode ser uma das saídas, mas não é a única.

      Tendo o único atrativo o salário e pra lá que vou, pois lixo por lixo prefiro fugir da privada e ir para a pública, pelo menos paga mais.

      O que me deixa mais alegre é a burrice dos concorrentes, pois quando sai as classificações demonstra que não sou tão mongoloide.

      Adoro ver pessoas que nem sabe como a banca de sua prova funciona. Ou nem sabe ao menos a para que está prestando a prova, pois só está lá porque os pais estão obrigando.

      Me add no teu blogroll que te boto no meu.

      Abraços!!!

      Excluir
    3. Ola pobre sonhador, obg pela participação. Fazer concursos públicos é basicamente o que me restou após constatar que estou fadado ao fracasso em empresas privadas, por alguma razão sendo preterido por pessoas com currículo inferior ao meu. Já o add ao blogroll, abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas