sábado, 27 de junho de 2020

Se você é pobre, você vive no passado

Se você é pobre, você vive no passado.

Se você é pobre não tem dinheiro para comprar as melhores tecnologias disponíveis no presente. Portanto vive no passado.

Não tem dinheiro para comprar uma Smartv de 50 polegadas e talvez jogar Red Dead Redemption nela com o seu PS5. Não. O que você tem é uma TV de 29" - a ultima palavra em TV, quando eu era criança no final dos anos 90 - e joga SNES nela - não por ser um apreciador de SNES, mas porque não tem dinheiro pro PS5.

Ou então talvez prefira assistir ao Faustão aos domingos em uma imagem cheia de fantasmas.

Se você é pobre, você vive em 1998.

Se você é de classe média, vive em algum lugar por volta de 2010, embora a Folha de S. Paulo de hoje diga o contrário, não se engane.

Você não vive em 2020... para viver em 2020 você precisa ser rico. 

Para viver em tal ano com suas comunicações via chamada de vídeo através smartphones que mais parecem bruxaria para alguém que vive em 1998.

Neste sentido, dinheiro é uma máquina do tempo. Um medidor que pode te manter no presente ou, contra a sua vontade, te mandar ao passado.


Dinheiro também diminui as distâncias, quando você é pobre tem dificuldades de sair do seu bairro, quando você é de classe média, Brasilia já não parece tão longe do Rio e, finalmente, se for rico, nem London é tão distante assim das areias de Copacabana.

Dinheiro diminui as distâncias.


8 comentários:

  1. Dou muitas risadas quando dizem que sou rico. Eu rapidamente digo: mas eu sou um simples professor. As pessoas olham meu carro, minha casa meus bens e dizem que sou rico mal sabem eles que foram os dividendos de meus investimentos que pagaram todos os meus passivos. Morei muito tempo de aluguel e nem tinha móveis só geladeira e cama com colchão com um fogão duas bocas. O pobre mora de aluguel e corre para comprar os melhores móveis de MDF que não podem ser desmontados, pois se forem o lixo é o final deles. O pobre precisa entender que primeiro devemos construir ativos que pagarão nossos passivos. Não é fácil ser pobre financeiramente mas rico mentalmente mas esse é o único caminho para sair da miséria. Graças a Deus ainda podemos nascer pobre e morrer ricos coisa que cubanos e venezuelanos não podem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Painel de controle, é isso aí mesmo. Eu vivo de forma bastante modesta, as pessoas deveriam ter um estilo de vida condizente com o que ganham e não tentar parecer ricas. Até uns meses dormia num colchão em um quarto que alugo numa casa com mais dois colegas. Meu maior luxo é ajudar minha mãe, enviando a ela 500 reais tds os meses, não ligo pra luxo e não sou hedonista.

      Infelizmente não é o que vejo na cultura brasileira, como naquela velha máxima dita no filme "Fight club": "compramos coisas que não gostamos, com o dinheiro que não temos para impressionar pessoas que não gostamos". Não precisa ser assim. Eu não sou assim. Fazer isso traz alegrias momentâneas e sofrimento prolongado.

      Abraços
      Ass. Astronauta (autor do blog, como disse anteriormente, não estou conseguindo responder comentários com meu login)

      Excluir
  2. Reduzir ao máximo as expectativas em relação aos nossos meios, sejam eles quais forem, é, pois, o caminho mais seguro para escaparmos de uma grande infelicidade.

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa visão! O pobre estará com um atraso no tempo diante das modernidades da vida, seja em produtos ou serviços.

    ResponderExcluir
  4. Não tinha pensado no dinheiro dessa maneira. Gostei da visão CDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, chefe.

      Grande abraço.

      Ass. Autor do blog

      Excluir
  5. Cara, gostei do seu post. Você tem razão sobre não ter dinheiro e estar atrasado. Depois de ler esse artigo, fui olhar para minhas coisas em casa (carro, TV, rádio, etc), e vi que todas tem no mínimo 5 anos.

    Por outro lado, vejo que não seria muito mais feliz tendo tudo novo.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr. Cash. Obg pela contribuição.

      Acho que talvez o post deixe a entender que consumismo desenfreado seja um objetivo meu, mas não é. Sou o exato oposto d eum hedonista. Mas somente queria demonstrar a realidade de atraso que a pobreza gera. A maioria d minhas coisas tambem deve ter mais de 5 anos, mas eu não me importo, se funcionam, pra que trocar? Meu celular mesmo tem pelo menos tres anos, tenho muitos amigos que são mais pobres que eu e trocam de celular anualmente, mas eles não são saudáveis financeiramente, estão apenas fingindo.

      Ass. Autor do blog

      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas