segunda-feira, 25 de novembro de 2019

FGV: A melhor banca


A infame Fundação Getúlio Vargas - FGV - Talvez seja a banca de concursos mais odiada nos meios dos concurseiros.

Com suas questões de português peculiares, há quem diga que a prova é muito subjetiva. 

Entretanto, eu  não apenas não vejo desta forma como considero a FGV minha banca favorita no que tange a realização de concursos públicos. De modo que a prova da banca valoriza muito o raciocínio e não só o domínio do conteúdo, como ocorre em bancas como Cespe, que são puramente conteudistas.

Neste sentido, é bom tentar entender que tipo de servidor público que queremos neste país, alguém que meramente tenha decorado conteúdos ou, alguém que além de saber o conteúdo também saiba raciocinar, neste sentido, provas como a da FGV valorizam mais os candidatos do segundo perfil, que ao meu ver, são os que precisamos. Isso porque embora eu admire a tenacidade dos candidatos com perfil meramente decorabistico - por assim dizer - já trabalhei com servidores com tal perfil e eles deixam um tanto a desejar na hora do trabalho.

Não obstante, torço pra FGV ser a banca responsável pelo próximo concurso do Senado.

Image result for Fundação getulio vargas"


6 comentários:

  1. Ate hoje somente passei nas bancas decorebas rsrs, sera q encaro fgv ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro meu amigo, vc tem total potencial, já demonstrou que tem capacidade.

      Excluir
  2. "que tipo de servidor público que queremos neste país, alguém que meramente tenha decorado conteúdos ou, alguém que além de saber o conteúdo também saiba raciocinar"

    Acho que você fez uma simplificação bem rasteira, Astronauta. Para se dar bem em questões subjetivas, não basta saber raciocinar, precisa saber raciocinar COMO O ELABORADOR da questão raciocina.

    Não concordo que o diferencial da FGV seja avaliar raciocínio mais que as outras bancas. Pelo contrário, acho que ela nivela por baixo com excesso de inutilidades e preciosismos.

    Destaco que não gosto na FGV exclusivamente por conta das questões arcaicas de português, com seus inúmeros detalhes simplesmente inúteis.

    Quanto ao concurso do Senado, será que sai nos próximos meses? Tô achando que essa discussão de reforma administrativa do governo vai acabar esfriando as coisas no congresso...

    Investidor Concursado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta certo, fica aí registrado sua posição, o meu interesse é fomentar o debate mesmo, não vou negar que em uma questão ou outra de português a FGV não explica bem, sou um entusiasta de concursos públicos e espero por maiores regulamentações na área, tem muita coisa pra se regulamentar, como impor um limite para convocação dos classificados nas vagas, questões subjetivas também deveriam ser alvo de propostas de lei futuras...

      Sobre o senado, meu amigo, pelo que tenho lido estou imaginando e torcendo que saia em Janeiro... por falar nisso, a inscrição deve vir uma facada e provavelmente só farei uma prova, ainda que superior e médio fiquem em turnos distintos.

      Vamo que vamos, bons estudos e sucesso aí.

      Excluir
  3. É astronauta, no setor onde trabalho colocaram um bicho preguiça, não sabe fazer nada, mas é aquilo. Decorou e passou, tem direito a não fazer nada e ainda ter estabilidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tem um rapaz que trabalha no mesmo prédio que eu, o bicho ta la há uns 10 anos e é o absoluto arquétipo de tudo que é mais odiado num servidor público, acomodado, desrespeitoso e incompetente... Nessas horas acho que o fim da estabilidade viria a calhar pra podermos nos livrar desse tipo de peso morto.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas