quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Bolsonaro no Roda Viva - Mas é claro que os portugueses pisaram na África

Não gosto do candidato Jair Bolsonaro e acho que o mesmo é um individuo de baixa qualidade para exercer o cargo máximo do Poder executivo Federal. Entretanto, essa semana ocorreu algo que me deixou relativamente indignado e portanto vejo como necessário esclarecer essa questão.

De modo que o referido candidato foi o entrevistado da semana no tradicional programa Roda Viva, da TV Cultura.

O qual foi posteriormente disponibilizado integralmente no Youtube:


A entrevista deu o quê falar, não obstante somente este vídeo no Youtube já tem 4.917.252  de visualizações - no momento em que escrevo este pequeno texto.

Duas coisas em particular me chamaram a atenção na entrevista: a primeira diz respeito a extrema baixa qualidade dos entrevistadores. A segunda, mais especifica, diz respeito a uma fala de Bolsonaro em um momento que o tópico da vez era cotas raciais.

Tema este de especial relevância para nós concurseiros, diga-se de passagem.

Em dado momento, o candidato mencionou algo como "os portugueses nem pisavam na África, eram os próprios africanos que entregavam os escravos". Uma péssima escolha de palavras? Sem dúvida, ainda mais para um político experiente como Bolsonaro, que se não sabe, deveria saber que a imprensa e a opinião pública costuma distorcer frases para atender aos seus respectivos interesses. O que o candidato quis dizer, mas não conseguiu ser suficientemente claro, é que os portugueses ao chegar a África já se deparavam com o mercado de escravos implantado pelos próprios residentes daquele continente e ali adquiriam escravos. Dizer que os "portugueses nem pisavam na África" nada mais foi que uma figura de linguagem que um candidato experiente deveria procurar evitar para não gerar confusões. 

Claro que posteriormente a participação dos portugueses na África se acentua, especialmente, eu diria, após a conferencia de Berlim, no finalzinho do século XIX, quando o colonialismo europeu na África se intensificou. Mas aí já é outra História.

O fato é que a fala do candidato deu munição de sobra para ataques. Inclusive fora distorcida em muitas ocasiões, propositalmente ou não, o fato é que a desinformação tomou conta das redes sociais e a frase, por si só manipulável do candidato, virou coisa pior: "Os africanos que se entregavam como escravos", ora, não foi isso que o candidato disse.

Isso tudo demonstra verdadeira ânsia em esperar que este já caricato personagem diga algo imbecil, sem realmente tê-lo dito. 

É também uma questão politica, para muitos críticos da fala, os culpados é a vítima da escravidão são dois grupos: todos os brancos de um lado e todos os negros do outro. Para mim, culpados e vitimas da escravidão também se dividem em dois grupos, porém distintos, a saber, escravizados e escravizadores, independente de etnia.

No fim das contas as falácias desta gente são tantas que, só de raiva, da vontade de apoiar Bolsonaro.



3 comentários:

  1. Para não poluir o post com este assunto paralelo, vou avisar aqui, deixei dois posts programados para serem publicados hj e amanhã. Talvez eu fique até vários dias sem logar aqui, então se eu não responder comentários prontamente não estranhem. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Astronauta. Essa entrevista foi ridícula, os participantes mandaram muito mal.

    E digo mais, esse pessoal acha que o Bolsonaro perde eleitores respondendo sobre ditadura e machismo? Errado, ele ganhou notoriedade falando sobre isso, o povão tá se lixando para comunistas que tomaram porrada há mais de 40 anos.

    O povo quer saber é como resolver os 70 mil homicídios por ano, os 50 mil estupros etc. E o povão (grande parte) concorda em absoluto com o que o Bolsonaro prega: armamento da população, morte pra bandido, redução da maioridade, combate às drogas, manutenção da proibição do aborte etc. etc. etc..

    Se ele chega ao segundo turno será eleito com uma votação massacrante! O Alckmin conseguiu costurar um acordo foda, vai ter muito tempo de TV (mais que os outros com possibilidade de eleição juntos).

    Vamos ver o que rola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esperar para ver, acho que Bolsonaro deve ganhar, redes sociais e internet de modo geral, terão, no meu entendimento, muito mais relevância que tempo de tv. Mas... vamos ver.
      Grande abraço.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas