quarta-feira, 23 de agosto de 2017

De empregos ruins a privatização da Eletrobras

Possuo diversos amigos que trabalham duramente no setor privado, seis dias por semana, em trabalhos exaustivos e recebendo uma ninharia.

Este é um dos duros efeitos colaterais encontrados em uma sociedade capitalista como a brasileira. O mercado de trabalho é realmente muito competitivo, os poucos empregos bons acabam ficando para os mais esforçados e capacitados, ou, infelizmente, com aqueles que tem as melhores indicações.

Isso é algo que realmente me entristece. Afinal, nem sempre aquele individuo que tem que aturar um emprego horrível é necessariamente um incompetente, preguiçoso, mal capacitado etc.

É duro sair para dar uma volta na cidade e ver pessoas que sei que são competentes e iteligentes em trabalhos como garçon - nada contra garçons -, vendedores de lojas - nada contra vendedores de lojas de roupas - etc. A sociedade brasileira simplesmente não da oportunidades para muitas pessoas inteligentes e/ou esforçadas. Isso principalmente porque é aml administrada, como um amigo me disse outro dia "O Brasil é uma Ferrari guiada por cavalos".

A este pensamento, acrescento que alguns gestores e desenvolvedores de politicas publicas - principalmente na área de educação - até que são bem intencionados, mas parecem não entender, ou não querer entender, os potenciais e pontos a se ajeitar na sociedade brasileira, e são muitos, culturais principalmente, de modo que são coisas para se ajeitar a médio/ longo prazo, a nossa geração só está dando o pontapé inicial, por exemplo, com o anuncio de privatização da Eletrobras, estatal essa que, como muitas outras, dá prejuízos bilionários aos cofres públicos e poderia, como empresa privada, gerar lucro ao Governo, por meio de impostos. 

Resultado de imagem

Se fosse uma empresa privada, todos ganhariam, seria melhor administrada, de forma profissional e não gastaria tanto com folha de pagamentos.

Este tipo de anuncio, me faz sonhar com o Brasil em que não precisamos nos digladiar por boas oportunidades laborais no setor público, pois há ótimas oportunidades também no setor privado, o que deixaria o setor público pra quem realmente tem aptidão a la trabalhar.

:) 

3 comentários:

  1. Cara novas privatizações são precisas, o governo prevê que que gastando do jeito que gasta atualmente, irá quebrar até 2020, isso sem levar em consideração alguma nova crise mundial que está para surgir (Japão e China). Estão fazendo as privatizações, não porquê é legal, mas porquê são obrigados a faze-las.

    Vai ser bom para o setor privado, mas no setor público irá voltar a ser o que era antes da década de 90. Só iam os inúteis (não sabem fazer porra nenhuma da vida), despreparados e preguiçosos. Pode até não ser imediato, mas se igualarem os salários com o setor privado e tirarem os benefícios esse movimento de retorno para o setor privado será esperado. Ninguém gosta de igualdade, isso é papo furado de manipulados incompetentes. É unanimidade quando se pergunta ao que trabalha feito um quadrúpede, se acha justo ele ganhar a mesma coisa que o coleguinha caçador de borboletas. É claro que todos dirão que é injusto.

    Por mim privatizava tudo e trocava o governo por uma IA.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é PS, sabias palavras, plenamente de acordo, acrescento que muito infelizmente a esquerda tradicional brasileira, por ignorância ou interesse próprio mesmo - exemplo: professores de faculdades federais - defendem o gigantismo do Estado atual...

      Pessoalmente, apesar do nome do blog, se houvesse um setor privado brasileiro com boas oportunidades de salário, com certeza seria pra la q eu iria.

      Abração!

      Excluir
  2. fazer o q né? É um mal necessário, os governantes jamais mexem no próprio bolso; então só resta privatizar tudo.
    Infelizmente, iniciativa privada só presta em 1º mundo, aqui não dá seja com ou sem reforma trabalhista, tributária, política, de previdência ou o escambau. Escravidão e desigualdade extrema já estão no cerne da nossa cultura. Acredito que o futuro do BR é virar outra China ou Índia, em termos de trabalho e qualidade de vida. Mas se ao menos o povo parasse de ter filhos, já aliviava um pouco...

    Mas o mais foda de tudo isso é essa maldita defasagem do ensino x mercado. Nosso ensino é muito teórico, desde a alfabetização até Mestrados ditos "profissionais". No fim, pra ganhar dinheiro, tem q aprender tudo por fora ou ter um puta QI.
    Agora com essa porrada de cortes e tetos salariais do governo, "ascensão social" parece um sonho cada vez mais distante pra quem nasceu na merda...

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas