Possuo diversos amigos que trabalham duramente no setor privado, seis dias por semana, em trabalhos exaustivos e recebendo uma ninharia.
Este é um dos duros efeitos colaterais encontrados em uma sociedade capitalista como a brasileira. O mercado de trabalho é realmente muito competitivo, os poucos empregos bons acabam ficando para os mais esforçados e capacitados, ou, infelizmente, com aqueles que tem as melhores indicações.
Isso é algo que realmente me entristece. Afinal, nem sempre aquele individuo que tem que aturar um emprego horrível é necessariamente um incompetente, preguiçoso, mal capacitado etc.
É duro sair para dar uma volta na cidade e ver pessoas que sei que são competentes e iteligentes em trabalhos como garçon - nada contra garçons -, vendedores de lojas - nada contra vendedores de lojas de roupas - etc. A sociedade brasileira simplesmente não da oportunidades para muitas pessoas inteligentes e/ou esforçadas. Isso principalmente porque é aml administrada, como um amigo me disse outro dia "O Brasil é uma Ferrari guiada por cavalos".
A este pensamento, acrescento que alguns gestores e desenvolvedores de politicas publicas - principalmente na área de educação - até que são bem intencionados, mas parecem não entender, ou não querer entender, os potenciais e pontos a se ajeitar na sociedade brasileira, e são muitos, culturais principalmente, de modo que são coisas para se ajeitar a médio/ longo prazo, a nossa geração só está dando o pontapé inicial, por exemplo, com o anuncio de privatização da Eletrobras, estatal essa que, como muitas outras, dá prejuízos bilionários aos cofres públicos e poderia, como empresa privada, gerar lucro ao Governo, por meio de impostos.

Se fosse uma empresa privada, todos ganhariam, seria melhor administrada, de forma profissional e não gastaria tanto com folha de pagamentos.
Este tipo de anuncio, me faz sonhar com o Brasil em que não precisamos nos digladiar por boas oportunidades laborais no setor público, pois há ótimas oportunidades também no setor privado, o que deixaria o setor público pra quem realmente tem aptidão a la trabalhar.
:)