Sabem, eu tenho que dizer, adoro o sistema capitalista, ainda que reconheça todas as suas falhas. Digo isso pois adoro o desafio, a emoção de poder se esforçar e ganhar dinheiro. Sim, eu sei, há pessoas ganhando milhões fazendo coisas estúpidas enquanto gênios morrem sem oportunidades no terceiro mundo, sim, o capitalismo não é perfeito, mas sem dúvida é o melhor que nos temos. Daí talvez eu ter me interessado muito por concursos públicos, saciam de certo modo meu desejo por competitividade, pois o setor privado no Brasil é muitas vezes dominado não pela meritocracia, mas sim pelo apadrinhamento.
Dito isso...
eu tenho que confessar,
sou viciado em ganhar dinheiro.
E como o viciado em ganhar dinheiro que sou e trabalhando em um emprego que me desgasta pouco...
 |
"Eu apenas encaro minha mesa, mas parece que estou trabalhando." |
...frequentemente me vejo procurando bicos para ganhar uma grana extra, sabendo disso, recentemente um bom amigo me colocou em uma fita para realizar TCC's - trabalhos de conclusão de curso - encomendados por alunos de uniesquinas, esse meu amigo faz este tipo de coisa há bastante tempo, mas ultimamente anda sobrecarregado e me passou alguns projetos, os quais aceitei com um sorriso nos lábios, enquanto ele anda ocupado.
Claro, que, basta sair um novo edital de concurso interessante que não terei mais tempo para isso, sim, eu sei, dizem ser um erro um concurseiro somente estudar quando o edital saí, mas é o que eu faço, e acho que funciona para mim...
Mas porque estou falando de meu vicio em dinheiro?
Porque ultimamente tenho de certo modo me incomodado com muitos de meus amigos que são extremamente acomodados, não fazem nada para aprimorar seus currículos, parecem felizes estagnados em MCsubempregos.
Dentre estes amigos, há um caso verdadeiramente especial sobre o qual quero comentar hoje, um breve resumo da vida de um amigo, não revelarei o nome dele, mas vamos chamá-lo de...
Peter Pan Gordão
Peter Pan porque ele é extremamente imaturo, gordão, bem... porque ele é gordo.
A primeira coisa que você deve saber sobre Peter Pan Gordão é que ele tem 32 anos de idade e mora com os pais, não me leve a mal, nada contra alguém de 32 anos morar com os pais, desde que a situação seja financeiramente saudável para todos, mas não é o caso aqui, já que Peter Pan Gordão não tem um emprego, bem como não ganha um mísero centavo há pelo menos uns três anos.
No que tange a aparência, além da gordura, destaco que Peter Pan Gordão faz questão de ostentar uma enorme barba suja digna de um mendigo - mais uma vez, não me levem a mal, nada contra pelos faciais, eu mesmo sou um grande apreciador deles e frequentemente os uso.
Dentre seus principais hobbies, destaco ficar reclamando com regular frequência que não tem namorada.
Feita essa apresentação, pois bem, saibam que eu, como bom amigo que tento ser, fiquei bastante preocupado com o rumo que a vida de Peter Pan Gordão parecia tomar, e comecei a incentivá-lo a sair do estado deplorável e estacionado em que se encontrava.
Como o curriculo dele é uma grande bosta, achei que seria uma boa ideia incentivá-lo a fazer algo que me interessa muito, e se você leu o título deste blog imagina o que seja: prestar concursos públicos.
Ta, eu sabia que Peter Pan Gordão não é alguém muito inteligente, nem muito estudioso, porém acreditava do fundo de meu coração que ele tinha condições de, no minimo, passar em um cargo básico em um concurso municipal, o que lhe daria pelo menos certa estabilidade e renderia alguns trocados.
Então eu o incentivei, ajudei um pouco nos estudos e lhe disse que poderia muito bem caminhar sozinho nessa jornada, afinal, material para estudo na internet era o que não faltava.
Isso foi há cerca de dois anos, de la pra cá ele fez alguns poucos concursos fáceis, sem conseguir classificar, e aparentemente continua na estaca zero.
Talvez eu tenha errado na análise que fiz há dois anos, talvez concursos não sejam para ele, talvez devesse tentar algo na iniciativa privada.
Mas o fato é que cansei...
Cansei de tentar ajudá-lo e, sei que posso soar como alguém negativo ao dizer algo assim, mas cansei da amizade de Peter Pan Gordão, afinal, o simples fato dele ser uma pessoa tão estagnada é algo que me intoxica.
Prefiro cultivar amizades que me acrescentam algo, desde uma conversa produtiva até algo que me beneficie financeiramente, como o caso do amigo que me disponibilizou a chance de escrever TCC's por dinheiro.