sábado, 18 de janeiro de 2020

Razão para acomodar

Imagine o seguinte cenário: você, desempregado, sem perspectiva de futuro, sem dinheiro, sem pais ricos, não ganhando nada por mês, vê um edital de concurso que paga, digamos, 8 mil por mês. A cifra te soa de forma impressionante, uma melodia mais doce que a mais bela composição de Mozart. 

Com 8 mil mensais você definitivamente pode mudar de vida, ajudar a si próprio e a todos que gosta.

Você então estuda noite e dia, sua a camisa, dedica horas de seu tempo a estudar para aquele concurso, estuda tanto que chega a doer.

No final passa no hipotético concurso? Questão de detalhe, sem dúvida ficará muito bem, na nata dos candidatos, mas classificar dentro das vagas ou não será mero detalhe.

O quê importa e o ponto no qual quero chegar é que numa situação análoga aquela do exemplo, você vai estudar, vai dar tudo de sim.

Agora imagine um segundo cenário: Você já é servidor público, ganha, digamos, 4 mil mensais, tem qualidade de vida, é um homem humilde e portanto não é de adquirir luxos e consegue viver modestamente, consegue ajudar a seus pais e paga as contas de casa. Não é e provavelmente não será rico, mas vive em paz, de forma modesta. Vê então o mesmo edital do exemplo anterior para ganhar 8 mil mensais. Mas aquela cifra já não lhe é tão impressionante, não está tão distante assim da sua realidade e não muda completamente a sua vida.

Essa, senhores, é a realidade em que muitos servidores de baixo escalão acabam se encontrando, Há um jeito de quebrar tal ciclo: focar em concursos de altíssimo escalão, talvez o gás de dedicação seja o mesmo daquele rapaz desempregado e pobre que estuda prum concurso da faixa dos 8 mil, mas estes do altíssimo escalão são muitíssimo difíceis.


4 comentários:

  1. Estou na primeira posição... Estagiário de pós que acabou de passar (fora das vagas) em um concurso de 8k (líquido 6k). Expectativa de ser chamado esse ano.
    Agora penso no que fazer, pois concursos "tops" (juiz, promotor, etc) não tenho interesse. Talvez PF, senado, câmara... ou então fazer algo em paralelo que me renda mais uma graninha (imóveis, empreender, etc).
    Penso nisso todo dia, qual o proximo passo... alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, vc já tá encaminhado, a minha sugestão é segurar uma parcela do dinheiro que vc vai ganhar para posteriormente investir, pessoalmente me interesso por imóveis, mas isso vai de cada um.
      Com 8k mensais, agora somente estes concursos de altíssimo gabarito vão te dar aquele gás pra estudar com afinco novamente.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. 8k Liquido é um senhor salario no Brasil. Já dá pra ter alguns luxos como constantes viagens as praias do nordeste/rj. Se for no interior, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. O que seria considerado altíssimo escalão? Só para estimular a reflexão e o debate
    Sou analista judiciário em TRF, salário bruto de 15k (com a função), e me considero classe média-alta do funcionalismo

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas