sábado, 11 de janeiro de 2020

A Internet está idiotizando a população?

Se você, assim como eu, foi uma criança no final dos anos 1990/ inicio dos anos 2000, deve ter testemunhado o inicio da massificação do acesso a internet e talvez tenha se empolgado de como com essa maravilhosa ferramenta as pessoas teriam acesso facilitado a informação e consequentemente se tornariam mais educadas, certo? Ledo engano.

Parece que o efeito é contrário, de modo que boa parte da população parece ter pedido a capacidade do senso crítico e absorve um sem número de pura desinformação, na forma de fake news muitas vezes simplesmente bizarras.

Possivelmente esse pessoal que absorve desinformação online teria dificuldades em concursos públicos, especialmente em matérias como raciocino lógico e interpretação de texto (no segundo caso me refiro a prova toda).

A verdade é importante, não absorva e muito menos divulgue fake news, a verdade é mais importante que um meme ou que seu politico favorito. Use o verdadeiro potencial da internet para realmente apreender e não para se desinformar.


Algumas das fake news mais bizarras que eu já vi

Em época eleitoral a coisa é mais feia. Lembro de ter visto um vídeo que um tio me mandou no Whatsapp mencionando que o então candidato a presidência pelo PT, Fernando Haddad, possuía uma Ferrari amarela.

Ta, Haddad era um péssimo candidato, jamais votaria nele, assim como jamais votaria em qualquer socialista, ainda que um mais brando.

Mas este tipo de fake news simplesmente me incomoda, não é porque sou contrário a ideologia de um individuo que vou compactuar com informações falsas.

Somente não é tão bizarra como a infame questão da mamadeira erótica de Haddad.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas