sábado, 4 de janeiro de 2020

Hikikomori: Eremitas do Japão moderno


Estava eu em minha tradicional tarde de procrastinação no YouTube quando este vídeo do France 24 in english me chamou a atenção.

É uma reportagem que fala sobre os hikikomoris, indivíduos das mais variadas idades que optam por viver isoladamente em seus quartos, jogando videogame ou navegando na internet.

A maioria são homens, mas o fenômeno também acomete mulheres, uma das quais recebe destaque na reportagem.

Evidentemente que os mais jovens dependem dos pais para sobreviver, virando pesos não somente financeiros como também de tempo para os pais que devem fazer quase tudo por eles.

Não quero criticar esse tipo de eremita moderno, que me parece sofrer de depressão grave, mas estive pensando o quanto um estilo de vida assim me seria impensável por uma singular razão: eu não me aguentaria sabendo que seria um peso morto financeiro e de tempo para outra pessoa, a saber, minha mãe. 

Não sei em que medida isso é um problema majoritário do Japão, me parece um fenômeno típico do mundo em em que a internet te proporciona uma infinidade de conteúdo, embora talvez seja mais endêmico no Japão devido a cultura de tal país.

"Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós" - São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas