sábado, 29 de maio de 2021

PF: Quantitativo de inscritos

Não fiz o concurso da PF - 2021, mas como bom concurseiro que sou, ainda assim me interesso pelo assunto e li um pouco a respeito. Afinal, o que mais eu vou fazer? A seca de concursos persiste e se eu não falar sobre aqueles que eu não fiz, então eu não vou falar de concursos aqui.

O concurso foi realizado por uma das mais famosas e temidas bancas de concursos, a Cebraspe.

Uma banca que pessoalmente tendo a me manter afastado, de modo que o estilo da referida difere muito do que estou acostumado.

Demanda Candidatos x vagas

Afinal, PF é um concurso difícil? Creio ser um dos mais fáceis no âmbito do Poder Executivo Federal, entretanto, ainda assim é um concurso que faz o candidato suar na hora de estudar.

Trata-se uma instituição muito visada, sendo verdadeiro sonho de muitos indivíduos, afinal a PF é muito bem vista pela sociedade brasileira como instituição respeitada. 

De qualquer forma, os números crus tendem a ser o melhor indicativo do nível de dificuldade de um concurso, a demanda candidatos x vagas divulgada pela Cebraspe foi a seguinte:


Os graus de dificuldade são bastante distintos, com Agente sendo o mais pegado, pessoalmente não entendo muito bem porque, sendo que o salário é o mesmo que os dos cargos de escrivão e de  Papiloscopista, o problema talvez seja o fato de que Agente possui mais vagas no edital, o que atraiu mais gente, mas no final das contas a relação mais disputado, trata-se de um efeito clássico verificado em muitos editais de concursos com situação análogas, mesma formação e salário, candidatos vão em manada naquele que ofertar mais vagas, resultando que os de menos vagas sejam menos disputados, bom, isso é claro, é apenas uma tendência que eu tenho identificado ao longo dos anos e não uma regra certa.



20 comentários:

  1. Esse quesito de escolher o cargo levando em conta vagas e tal é mais um dos diversos fatores que contam mt com a sorte. É uma fase importantíssima do concurso. Escolher o local e cargo certo para concorrer é o diferencial, mas por vezes é um tiro no pé. Já vi gente escolhendo lugar pior e não passando, então tem que analisar mt a situação.

    As vezes o desconhecimento até ajuda, como foi meu caso, que fiz um concurso para CR onde achava que ficar entre os 30 primeiros bastaria. Só chamaram 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando, tem também o mero desconhecimento das funções ou até perfil. Geralmente galera policial é mais operacional, em tese. Um exemplo é em concurso de tribunais onde os cargos de Oficial de Justiça que muitas vezes ganha mais e é menos concorrido são mt menos procurado, em especial pelas mulheres.

      Excluir
    2. Exato Sisifo, etapa muito estratégica e que demanda atenção. Aqui no RJ tem gente que escolhe pra municípios que nem conhece visando ir pruma região menos disputada.

      Sim, sim, diria que existem cargos menos glamourizados, coloquemos assim, que não são tão visados.

      Abraços.

      Excluir
  2. Acho que a melhor métrica, para avaliar o quão disputado o concurso é, é a nota de corte para entrada no número de vagas, apesar de haver a questão de provas diferentes (inclusive matérias diferentes) entre concursos, podemos utilizar esta métrica para avaliar este quesito. Inclusive foi a métrica que eu utilizei para prestar a prova de papiloscopista ao invés da prova de agente da PF.
    A média de quem entraria na última prova da PF (2018) dado o número de vagas atual (2021) foi de 45% papiloscopista e 60% agente. Aqui deixo claro que a matéria específica de papiloscopista (Física, Biologia e Química) é mais difícil do que a de agente (Contabilidade), porém quem é concurseiro sabe o quão difícil é fazer 60% numa prova do CEBRASPE.

    Abraços a todos!

    P.S: Estou pensando em abrir um blog também, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, qm for bom nessa tríade aí (Física, Biologia e Química) tem que ir pra papiloscopista, que além de td tende a ser menos disputada que escrivão e agente. Se eu tivesse feito PF fugiria de papiloscopista pq sinceramente não vejo estas matérias desde que fiz o ens. médio há uns dez anos, provavelmente eu iria de escrivão.

      Opa, se for abrir, pode me contatar aqui nos comentários que indico seu blog no meu blogroll.

      Sucesso!

      Excluir
    2. o grande problema das matérias de papiloscopista é que praticamente não existem outros concursos de patamar similar com as mesmas matérias específicas.
      Mesmo na polícia civil dos estados, é difícil ter concurso pra esse cargo e quando tem paga uma merreca comparado a PF.

      Já contabilidade geral + informática é útil na área fiscal e de controle, onde sempre tem concurso pagando bem, ainda que seja concorrido pra baralho. Você não estuda a matéria em vão.

      Excluir
    3. "o grande problema das matérias de papiloscopista é que praticamente não existem outros concursos de patamar similar com as mesmas matérias específicas." - talvez isso seja mais uma solução do que um problema

      imagino que pela mesma razão não haja muitas pessoas estudando disciplinadamente por anos antes do concurso para papiloscopista .

      então todo mundo começa a estudar as matérias específicas de papiloscopista mais ou menos ao mesmo tempo

      Excluir
    4. Scant, isso é verdade pra maioria dos concurseiros.

      Mas posso imaginar alguém q domina bem química e física, pessoas formadas nessas áreas talvez, já largam na frente neste cargo, enquanto vai ter aventureiro tendo que se desdobrar vendo matérias tão estranhas no mundo dos concursos. Evidentemente que este individuos representam uma fração muito pequena dos concurseiros e de nd adianta ir bem nessas matérias especificas se forem fraco nas outras.

      Abraços!

      Excluir
  3. " concurso da PF - 2021" se não fez, acho q deu mole; salvo se não é tua praia (polícia)

    "demanda candidatos x vagas" - nunca me preocupei muito com isso, pq todo cargo bom tem muito candidato de qq forma (quase todo concurso tem muito, muito candidato e pouca vaga)

    no final, não fez nenhuma diferença relevante na minha vida

    "concurso difícil? Creio ser um dos mais fáceis " um dos mais fáceis entre os mais difíceis, o q no final não faz diferença nenhuma. pois todos os concursos demandas semestres ou anos de preparação

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *demandam semestres ou anos de preparação

      Excluir
    2. Fala Scant, não é minha praia não, eu até faria pra escrivão, mas a prova física me desanimou, phoda que depois disso nd pintou no horizonte e os editais estão tão raros que não da pra escolher muito, eu deveria ter feito sim, a remuneração é muito superior a minha atual.

      Abs!!

      Excluir
  4. Cada vez mais a tendência é os bons cargos se tornarem "ilhas" ou "oásis", e serem disputados a tapa. Uma pena, porque concurso público era uma boa alternativa principalmente para pessoas pobres sem contatos (QI).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, uma pena, ainda assim continua uma ótima opção para pobres sem padrinhos conseguirem subir na vida.

      Excluir
  5. Uma dificuldade que eu imagino (só com base em bom senso, porque não entendo nada das carreiras públicas) que vá ter para os funcionários que entrarem daqui por diante nos concursos mais top da esfera federal (receita federal, etc.) é que provavelmente eles ficarão lotados por muito tempo nos piores lugares e serão por muito tempo "os novatos" do trabalho - e talvez acumulando as piores funções - tendo em vista a escassez destes concursos. Por exemplo, se tiver um concurso para auditor da receita esse ano, o próximo provavelmente vai demorar uns 5 ou 6 anos se esse ritmo continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Anon, a tendencia é a baixa na rotatividade, que causará o efeito que vc descreveu.

      Excluir
    2. esse efeito semelhante já aconteceu há mais de dez anos no cargo de promotor aqui no RJ, pois lembro de uma professora minha de cursinho que era promotora comentando isso lá pra 2009

      o pessoal que já era promotor há anos ia acabar se aposentando promotor sem nunca se tornar procurador (cargo final da carreira) por falta de vaga e pq muita gente entrava jovem no cargo de promotor no serviço público

      desanimador, mas não nem chega perto do fim do mundo quando se ganha bem no serviço público

      Excluir
    3. Entendo, Scant. Há uns anos conheci um promotor aposentado do MP-RJ que havia terminado a carreira sem nunca ter passado a procurador, não entendo muito bem a razão, de qlr forma, a remuneração de promotor per se já é surreal.

      Excluir
    4. " a razão" - o nº de cargo de procurador é limitado. para alguém chegar a procurador, alguém precisa de aposentar ou morrer antes (vacância)

      "a remuneração de promotor per se já é surreal." - surreal para nós. esses caras vivem com esse salário como nos vivemos com o nosso, simples assim.

      Excluir
    5. procurador MP-MG 24k líquido: "um miserê"

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas