sábado, 1 de maio de 2021

A aprovação da PEC 32 será um desastre para o Brasil

 Já alertei aqui em outro post que a PEC 32 (mais conhecida como reforma administrativa) é provavelmente a maior ameaça que a administração pública enfrenta desde a CF 88. Em resumo, e entre outras bizarrices, o maior perigo desta PEC é o domínio de apadrinhamento politico em todo o setor público.


Reformas administrativas no setor público são sim necessárias, mas não com este texto que só piora a qualidade do setor público.

Tenho acompanhado algumas discussões sobre o texto na CCJ, e muito me preocupa notar que a maioria dos deputados constantemente presentes são de esquerda, os quais já votariam contra o texto de qualquer jeito.

Precisamos de maior atenção de deputados de direita e que estes entendem que as maiores problemáticas com a PEC 32 são de caráter eminentemente técnico, independente de ideologias politicas.


A saga ainda é longa, um parágrafo que extraí de uma page da Câmara é seminal para entender os próximos passos de tramitação do texto:

A CCJ analisa a admissibilidade de propostas de emenda à Constituição, ou seja, se elas estão de acordo com o texto constitucional e de outros critérios técnicos. Depois de passar pela CCJ, os textos ainda vão à análise de uma comissão especial e, em seguida, precisam ser aprovados, em dois turnos, pelos plenários da Câmara e do Senado. Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Felizmente, em enquete realizada pelo site da Câmara Federal, a maioria dos internautas votantes se declarou contra a reforma (98%), Os outros 2% provavelmente nem conhecem o texto e nem sabem do que estão falando, só seguem o que manda o seu deus, Bolsonero, em outras palavras, gado.

A saga ainda é longa. Nos resta aguardar e pressionar contra este texto horrível.



5 comentários:

  1. " válidas somente para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças." - o futuro tá cagado de vez
    o negócio é focar nas carreiras tipicas de estado.
    o resto virou titica

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, os problemas do texto são muito maiores que este, inclusive prevendo etapa de avaliação subjetiva para os mais bem classificados no concurso, ainda que de carreiras tipicas de Estado.

      Ademais, o texto me preocupa pois sei que ele é muitíssimo nocivo ao país, abrindo demasiadas brechas para alocação de custosos e nada produtivos cabides de emprego aos amigos dos reis políticos.

      Me preocupo com o futuro do país, sei que este tipo de coisa não deveria me preocupar, de modo que está fora de meu controle, mas ainda assim me estressa.

      Abraços.

      Excluir
    2. etapas de avaliação subjetiva já existem para cargos assim, mas com outros nomes

      qq problema, basta pagar um psicólogo e/ou professor de oratória especializado para aprender as manhas

      o cenário de concursos só tende a piorar
      quem quiser vencer, terá que se adaptar

      abs!

      Excluir
  2. Alguém já definiu o que são carreiras tipicas de Estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda seriam regulamentadas em uma lei complementar posterior a aprovação dessa PEC, nesse caso, que eu torço contra, ainda teríamos o problema de ineficiência de nosso congresso, que provavelmente demoraria muito pra passar essa lei que asseveraria qs são as carreiras típicas de Estado.

      Grande abraço, Mago.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas