terça-feira, 4 de maio de 2021

Tesoureiro da prefeitura suspeito de desvio em cidadezinha do interior

 Você não vai ficar rico apenas com as remunerações de um cargo público - pelo menos não com a maioria deles, daí, investimentos em bolsa usando como capital parte do dinheiro auferido através da remuneração de um cargo público é uma excelente estratégia para o servidor público construir patrimônio.

Desta forma, investimentos corresponde a tópico muito recorrente aqui em Carreira de Concurseiro. Sem, é claro, recomendar ações, gosto de discorrer um pouco sobre a cultura de investimentos neste país e especialmente entre os servidores públicos.

No entanto, raramente este assunto recorrente aqui no blog se cruza com os nossos tópicos principais, ou seja, concursos e funcionalismo público, hoje é diferente, finalmente temos um crossover, como quando nos filmes da Marvel os protagonistas de filmes solos se reúnem para um Avengers.

Me refiro, claro, a matéria do fantástico sobre tesoureiro de prefeitura suspeito de desviar recursos orçamentários de uma cidadezinha do interior para tentar a sorte no mágico mundo do day trade. Lembrando que a priori o cara é só suspeito, embora a reportagem apresente alguns indícios cabais. Confira a seguir, vale a pena:


Bom, evidentemente que, o que eu disse no primeiro parágrafo se refere ao fato de que servidores devem usar o seu salário pessoal para realizar investimento e não desviar verba pública, algo que é imoral e, claro, ilegal.

Se realmente este maluco efetuou os desvios apontados, mesmo que o plano tivesse dado certo, posteriormente as movimentações para suas contas bancárias iriam ser constatadas em uma auditória minima.

Pois bem...

Vendo a reportagem, fiquei curioso de saber quem era este tal tesoureiro, então pesquisei um pouco.

Primeiramente não pude deixar de notar como é curioso que o rapaz tenha ironicamente como sobrenome, Justo. Mas isso é o de menos.

Mas vamos a parte mais interessante, o que leva um cara desses a desviar tanto dinheiro, será que ganha pouco, bom, fui ao portal de transparência do município e descobri que o Sr. Justo ganhou R$ 6.481,96 em fevereiro deste ano. Os leitores que moram em cidade grande podem não achar grande coisa, mas garanto que em cidadezinhas do interior esses 6k rendem a bastante, os custos com alugueis de bons imóveis, por exemplo, são mínimos. Na verdade, esse camarada ganha mais que eu, que sou servidor numa cidade consideravelmente mais populosa que a dele.

Bom, mas este é o salário bruto do Justo, o portal também indica que naquele mês ele teve descontos na casa dos 3k, não sei a que estes descontos se referem, mas com certeza não está composto ali apenas IR e previdência. De modo que a remuneração liquida do justo em fevereiro deste ano foi de R$ 3.444,98.


2 comentários:

  1. CC
    Mas que ato de insanidade desse cara fazer uma coisa dessa. Primeiramente, pelo fato de ser ilegal e imoral. Trabalho no serviço publico federal, e as contas são auditadas ao ponto de serem questionadas por que tal conta foi paga com juros. Se bem que em prefeitura tem muito a melhorar o sistema de controle. Os Tribunais de Contas devem ter muito trabalho com as prefeituras.

    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, CeP, a auditoria em pequenas prefeituras tende a deixa muito a desejar.

      Abraços!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas