segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Alguns de meus amigos não concurseiros (e fracassados) - parte 1

Ta, se dedicar a conquistar uma vaga no setor publico brasileiro é uma ótima opção de se obter sucesso financeiro em nosso país, mas é claro que não é a única. Claro também que você não ficará rico com concursos, então é bom aliar o seu rendimento com outros investimentos ou mesmo (se tiver estômago para fazer isso no Brasil) empreendendo. 

Como bom viciado em dinheiro que sou, por vezes gosto de observar as estratégias traçadas por outros conhecidos meus na busca por ter - pelo menos - estabilidade financeira.

Mas a impressão que tenho é que a maioria nem está tentando vencer na vida, ou talvez eu é que tenha escolhido mal as amizades, (rs). De todo modo gostaria de narrar alguns estudos de caso sobre a atual situação de vida de outros amigos, volto aqui em um ano ou mais e atualizo o post com o que mudou na vida deles - se algo mudar. 

Eu já falei um pouco sobre um amigo meu em "Uma breve história de Peter Pan Gordão", nestes aqui serei mais breve.

Bora la.


Playboy maconheiro
Idade: 20 anos
Ocupação atual: Nenhuma

Playboy maconheiro é um dos meus maiores amigos de bebedeira, se interessa por muitos assuntos em comum comigo, como cinema estadunidense, politica e o bom e velho rock and roll.

Infelizmente ele passa por uma síndrome bastante comum entre muitos homens que eu conheço que é ficar choramingando por "não conhecer uma moça legal que queira namorar com ele". Pessoalmente acho extraordinário como playboy maconheiro acredita firmemente que isso é um problema real, enquanto eu to aqui, só querendo saber de ganhar dinheiro e ter saúde pra ganhar mais dinheiro.

No mais, atualmente playboy maconheiro está com uma faculdade de direito particular trancada no segundo período, seu pai, um funcionário publico do alto escalão que deve ganhar chutando baixo uns 30 mil mensais, aluga uma casa de 1,5 mil por mês para playboy maconheiro morar sozinho, tendo em vista que playboy maconheiro e sua madrasta ninfeta loira gostosinha não se suportam. Fora o aluguel, repassa uma mesada de cerca de 1,5 mil a playboy maconheiro, que magicamente transforma tudo em comida, maconha e cerveja.

Desta forma, playboy maconheiro passa a tarde toda dedicando seu tempo a extraordinária arte de fumar maconha e jogar videogame o dia inteiro e sair para beber a noite quase todos os dias.


Garçom tapado
Idade: 23 anos
Ocupação atual: Bicos de garçom em botecos

Garçom tapado é possivelmente uma das pessoas mais idiotas que eu conheço, além de ser um imbecil completo, sua educação formal também não é grande coisa, tendo em vista que sequer terminou o ensino fundamental e parece se orgulhar disso, já que frequentemente cita casos de pessoas que ficaram milionárias sem terminar o ensino médio (ou high school nos EUA), tentando justificar assim que educação formal é algo inútil.

Ele mora com os pais e para fazer uma graninha trabalha frequentemente fazendo bicos como garçom, reclama muito de como estes bicos são exaustivos, mas parece não buscar sair de sua situação atual - bem como é exigente pra alguém com um currículo tão bosta. Parece viciado em causar um certo desconforto em mim buscando desdenhar que eu não pego muita mulher enquanto ele (em sua cabeça) é muito habilidoso conquistando namoradinhas, isso parece trazer um senso de sucesso para ele, ainda que seja um fracassado financeiramente falando. Mas a verdade é que por ele ser o que os meus colegas da finansfeira chamariam de alpha físico, não possui dificuldade em pegar umas gostosinhas de 18-25 anos. desnecessário dizer que se garçom tapado não mudar, a situação de facilidade dele com as damas deve mudar dentro de alguns poucos anos.

O que garçom tapado poderia fazer para mudar sua situação profissional? Bom, por certo, concursos públicos definitivamente não são uma opção para ele que não conseguiria se sair bem com sua inteligencia limitada, além do que, o fato de sequer ter o ens. fundamental já o impede, de cara, de fazer pelo menos uns 95% dos concursos públicos (e 100% dos bons concursos públicos). Garçom tapado tem um árduo caminho, ainda que não impossível, para sair da situação em que se encontra.



O domador de Baleias
Idade: 25 anos
Ocupação atual: Caixa de supermercado

Domador de baleias é um cara bastante trabalhador, sempre trabalhou em subempregos desde os 15 anos. E demonstra esforço, embora tenha tido uma educação limitada (pelo menos concluiu o ens. médio, mas nunca fez faculdade). Com muito esforço, economizando arduamente ao mês, sendo estuprado por seu empregador e trabalhando de segunda a sábado, poderia juntar uma grana bastante devagar para investir, ou mesmo estudar para concursos públicos, já que é um cara um tanto inteligente. Poderia, se não tivesse cometido um erro que causa vergonha alheia.

O referido casou com uma trintona que tem um filho de sete anos e atualmente mora com ela em um quitinete alugado a 450R$ mensais. 

O detalhe, me chamem de machista, preconceituoso, o kct a quatro, é que a esposa do rapaz é obesa e nem um pouco atrativa. Ok, é a esposa dele, não a minha, ele deve ter se atraído por ela de algum modo.. O fato é que com este casamento, domador de baleias entrou em uma situação ainda mais difícil que o próprio garçom tapado e, infelizmente, não vejo muito futuro para o senhor domador de baleias. Afinal, o salário de sua esposa também não é grande coisa e embora o aluguel rachado certamente seja vantajoso para ambos, domador de baleias estaria melhor se ainda estivesse morando com os pais.


Moby dick!!

Bom, por enquanto são só estes três de que quero falar, outra hora falo de outros conhecidos meus, não que eu tenha apenas amigos fracassados, mas são sobre estes que quero falar por enquanto. 

16 comentários:

  1. É sempre muito bom falar sobre os outros.

    As vezes o cara come uma gorda por desespero, depois vira comodidade.

    É igual ao cara que diz adorar dobradinha, só que ninguém gosta de dobradinha, o infeliz diz gostar apenas porque só tem aquilo pra comer e se acostumou com a textura e com o sabor. Quando passa em frente a churrascaria sonha apenas com o cheiro do filé mignon, mas não entra por achar muito caro e outras mil desculpas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK, muito boa a analogia, aí eu meu pergunto, oq um cara desse procura fazer pra conquistar o filé mignon?

      Abraço.

      Excluir
    2. Astronauta, provavelmente ele vira carpe diem e se entompe de dívidas pra ostentar carros, baladas, roupas, bebidas e iPhone

      Excluir
  2. ótimo artigo, falou muitas verdades sobre os betas, mas tem uma coisa que eu achei bem inocente de sua parte,julgar as pessoas fracassadas por questão de nivel de escolaridade, isso funcionava até os anos 80, vc está bem desatualizado e provavelmente não conhece os salários da industria e construção de nível técnico somados a insalubridade, periculosidade, horas extras, adicionais noturnos e etc...

    Eu por exemplo não fui louco de fazer uma engenharia e pagar 100 mil reais pra ficar de porta em porta procurando emprego de 1.200 reais igual a TODOS OS MEUS AMIGOS. fiz tecnico, já lucrei e ainda lucro muito com esse curso, ganho mais que 90% dos universitarios da minha cidade (dos que conheço, e não são poucos).

    Ta faltando vc estudar lei de oferta e demanda pra saber que quanto mais vc estudar menor será o seu salario, a não ser que vc mate seus colegas de classe (como os traficantes fazem, ou os milionários que compram a concorrência)

    Sei que no seu caso como concurseiro o caso é "diferente" pois não vai depender da iniciativa lixoprivada, só que vai enfrentar os adversarios mais fodas do brasil e as provas mais monstruosas de difícil o que te coloca na mesma situação da grande massa fudida de universitarios BR que no fundo vive de esperanças e sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CTC!

      Qual curso técnico você fez? Quais recomenda? Existe algum estudo mostrando essa disparidade entre nível educacional alto x salários baixos? Eu tenho a impressão de que essa afirmação está certíssima, mas gostaria de ler um estudo sobre.

      Abraço

      Excluir
    2. Canal Type Coach, muito obrigado a participação, quanto as suas palavras, perdão se foi isso oq o texto deu a entender, mas eu estou longe de sacralizar o ens. superior como muito infelizmente é feito na cultura brasileira (isso me da ideia para um texto), minha critica na verdade é contra qm sequer conclui a educação básica, oq considero sim algo que possa prejudicar muito - ainda que nem sempre - o sucesso financeiro de alguém.

      Grande abraço.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Também percebi um certo menosprezo pela falta do diploma, mas tudo bem...

      MIN, seria mesmo foda um estudo completo. Mas resumindo, é só pura oferta x demanda mesmo.
      O detalhe é que quanto maior a escolaridade (Mestrado, Doutorado, etc.) mais distantes os conhecimentos ficam da realidade prática do dia a dia

      Esses dias vi um artigo de ideia mais ou menos parecida, apesar de usar exemplos extremos...
      https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2515
      "Por que professores ganham menos que artistas e jogadores de futebol"

      Excluir
    5. Concordo Deus Petisco, mas você não tem um exemplo de curso técnico em alta? Eu confesso que vivo na minha bolha de classe média com salário baixo e to por fora.

      Excluir
  3. Hoje em dia vagabundo que não faz nada se intitula concurseiro. Tenho um amigo que se diz concurseiro há 12 anos, mas o mentiroso nunca passou em nada!!! Detalhe que nunca trabalhou na vida. Só vive pra estudar, o pai bancou tudo, escola particular, cursos, faculdade e tudo mais pra facilitar a vida... Já está com 37 anos e vive como se tivesse 15...agora anunciou que vai se casar em 2019. Eu tô tentando entender como vai fazer isso, se nem a maconha que ele fuma ele paga... Tô muito curioso. Enfim, gosto desta pessoa, mas estou me afastando, o cara parou no tempo, não tem ambição nenhuma na vida... Sinceramente acho que o pai é o maior culpado, não cobra nada do filho, dá tudo de mão beijada, e no ano passado, pra comemorar os 10 anos de vagabundagem, trocou o carro dele por um modelo 0km de mais de 50k... A pessoa sempre será a maior culpada pelo seu fracasso, mas que os pais tem forte influência, isso não tenho dúvidas, ainda mais neste caso... Enfim, cada pai tem o filho que merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, seu amigo lembra o primeiro personagem do meu texto, uma versão mais velha talvez, (rs). Neste ponto estou de pleno acordo, o pai é culpado parcialmente por dar td de mão beijada sem cobrar que o filho produza qlr coisa... Agora o fato inegável é que tanto o meu amigo quanto o seu receberam a faca e o queijo na mão, mas não souberam ou foram preguiçosos demais para aproveitar.

      Grande abraço e obg pela participação.

      Excluir
  4. Gostei muito das histórias, Astronauta! No meu caso, os meus amigos bem sucedidos são funcionários públicos e alto escalão. Os que estão bem ou razoável trabalham com TI. O resto é fudido como eu, incluindo desempregado que nunca trabalhou e reclama de tudo e concurseiro que só estuda com edital aberto 3 meses antes da prova.

    Se eu pudesse voltar no tempo, não teria feito vestibular. Teria completado o E.M. de qualquer jeito e estudaria para concursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima estratégia, MIM, mas agora não adianta ficar se remoendo, pq o passado não volta mais, agora é recomeçar e bola pra frente, eu costumava reclamar muito d emeu diploma de nível superior que não, uso mas vou começa r a transformar algo d q me arrependo em solução, fazendo concursos liberados para qlr nível superior, grande abraço e sucesso companheiro!

      Excluir
  5. A única coisa que eu invejo aí é 450 reais de moradia.

    Tudo bem que é uma kitnet, mas pqp, que sonho pagar essa mixaria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, é um em um ruim e longe do centro, de qlr forma, imagino que vc more na capital, certo? No interior os imóveis tendem a ser um pouco mais baratos.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Moro numa capital do Nordeste e não é difícil achar kitnets razoáveis por 400 ~ 500.

      Situações assim me lembram do lendário blogueiro Roger da Cidadezinha, que trabalhava numa cidade média/grande, mas driblava o custo de vida e as mulheres exigentes morando numa cidadezinha pequena próxima, onde tudo era barato e as pessoas mais humildes, e lá vivia como Rei (ou "senhor feudal", nas palavras dele). Inclusive acho q ele era servidor público federal...

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas