quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Pra eles é só um domingo qualquer, pra você é o tudo ou nada

O concurso público como fomentador de mobilidade social

Desnecessário reafirmar algo que já bati muito a tecla aqui neste espaço: concursos públicos são umas das pouquíssimas formas de se alcançar sucesso financeiro neste país de 3º mundo.

Existem mais duas formas, pelo que escrevem por aí: cursar uma boa faculdade (especialmente medicina) ou empreender.

Pergunto, como um pobre faria algo assim, da onde o pobre tiraria dinheiro pra cursar medicina ou capital inicial para empreender? É inviável.

O que resta ao pobre é o concurso, um verdadeiro oásis em um deserto sem possibilidades de mobilidade social.

A chance de fazer um milagre, de encontrar uma saída da pobreza. Pode ser um atirador de elite e fazer diretamente um concurso de alto nível, mas creio que uma estratégia Carreira de concurseiro, que que eu prego aqui, seja o mais indicado pra quem sequer tem grana pra fazer faculdade ou se dar ao luxo de pagar muitas inscrições em concursos e fazer viagens a locais de prova.

A tarefa não é fácil.

Você contra esses desgraçados riquinhos

O pobre já saí em desvantagem, tendo que competir com ricos que tem uma estrutura muito melhor, que ganham mesadas gordas para viver estudando, que estudaram nas melhores escolas e faculdades, que podem pagar os melhores cursinhos particulares... mas quem falou que seria fácil, esses desgraçados riquinhos não tem algo que o pobre tem: a sede de vitória, a fome por dinheiro, algo que sempre lhe foi negado e nunca entregue de bandeja. 

Comece pelos concursos mais fáceis, garanto que muitas vezes concursos de até 4k sequer interessam aos riquinhos... mas nem todas as vezes, ainda assim muitas vezes eles tentam... mas não desanime, você tem algo que eles não tem, coração, vontade, desejo de mudança, necessidade de mudança.

Pra eles é só um domingo qualquer, pra você é o tudo ou nada.

Viver ou continuar apenas sobrevivendo...

Mas não desanime...

Faça um milagre.

Golias não é tão forte quanto aparenta, nem Davi é tão fraco.





8 comentários:

  1. Sinceramente, que post merda...
    "Você contra esses desgraçado riquinhos". É essa a sua motivação?
    Não sou rico, estou longe disso, mas qual o problema da pessoa ser rica?
    Você também não quer ganhar mais dinheiro? Ai mais a frente alguém vai pensar a seu respeito o que você pensa hoje de quem você julga rico.
    Quanta hipocrisia...

    ResponderExcluir
  2. se quer ter raiva de alguem, tenha raiva de vc mesmo

    simples assim

    hahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. p.s.: ninguém realmente rico ia perder tempo estudando pra concurso .
      concurso é coisa de pobre e, no máximo, classe média.

      Excluir
    2. O conselho é de qualidade, de fato, fazendo uma auto critica, muitas vezes me deixo levar pela raiva alheia, procuro melhorar neste ponto.

      Quanto ao segundo comentário, Scant, usei o termo "rico" de forma muitíssimo genérica neste post. Com "rico" eu queria dizer o que se entende mais tecnicamente por classe média alta talvez, e "pobre" abrangia, na minha cabeça enquanto redigia o post, dos miseráveis até os de classe média baixa. Dito isso, vendo o seu ponto, entendo que o erro foi meu ao não explicar tais parâmetros no texto, o qual, em minha defesa, possui teor mais, digamos, poético do que técnico, fora do costume para os meus padrões neste blog.

      Realmente, ricos, no sentido mais preciso da palavra, não se dão ao trabalho de fazer concursos... a não ser que sejam loucos, aí é outra história.

      Abraços.

      Excluir
  3. "se quer ter raiva de alguem, tenha raiva de vc mesmo"
    Falou e disse, Scant.


    Astronauta, post bem infeliz e carregado de inveja e imaturidade emocional, desculpe.

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse post foi ruim! Você fez de um fato, a vantagem que uma pessoa rica que pode estudar em tempo integral tem sobre alguém que precisa trabalhar, um motivo de amargura, isso não é motivação! Você precisa odiar alguém para se motivar? Se vê um cara com uma mulher maravilhosa, você passa a odiar ele para quem sabe um dia ter uma mulher tão bonita quanto?
    E eu vou te contar um segredo, a maioria das pessoas ricas desse país são concursados públicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem problema
      me perdi no sentido literal

      abs!

      Excluir
    2. Entendo, CI, obrigado pelo feedback, ainda que duramente critico. Em minha defesa, a intenção realmente não era ter raiva de ricos ou coisa do tipo. Escrevi o post imaginando um concurseiro pobre em mente, que por acaso venha a cair neste blog, e que talvez esteja inseguro com os desafios que se impõe na sua carreira de concurseiro. Escolhi evocar a raiva pq sei que pode ser um sentimento útil, embora corrosivo. Me desculpem se ofendi alguém, não foi minha intenção.

      Não tenho pessoalmente raiva de ricos, sou capitalista ferrenho e inclusive admiro muito qm chega numa classe social superior com dedicação, inclusive, é claro, via concursos, como prego aqui.

      Pessoas podem ser boas ou más, independentemente de classe social.

      Respondendo a vc, CI, respondo também aos demais comentaristas mais acima, com criticas análogas a sua.

      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas