terça-feira, 15 de maio de 2018

Por que pessoas inteligentes muitas vezes falham?

Muitas pessoas de sucesso são bastante inteligentes.

Mas... Muitas pessoas inteligentes nunca atingem o sucesso.

Por que não?

Não é o tipo de pergunta que podemos responder com um mero sim ou não, mas eu tenho algumas teorias a respeito do tópico:

Elementos inerentes ao próprio individuo 

Preguiça - Talvez este seja o arqui-inimigo do inteligente e o pior de tudo é que muitas vezes é um inimigo não reconhecido. De modo que pessoas inteligentes tendem a ser preguiçosas, como possuem facilidade na escola, por exemplo, não tem a possibilidade durante a adolescência/ infância de aprender a se esforçar, o que pode ser prejudicial na vida adulta. De modo que um idiota esforçado pode muitas vezes superar um inteligente preguiçoso, por exemplo, se você é inteligente mas presta um concurso sem estudar corre o risco de ser superado por pessoas com habilidades cognitivas limitadas que estudaram para o certame, principalmente e claro na parte mais conteudista da prova, o detalhe é que o inteligente pode se dar bem com bem menos tempo de estudo, mas sua preguiça o impede.

Esperando reconhecimento e respeito


Na escola, as pessoas inteligentes recebem muitos elogios pelo quão bons e espertos elas são. Na realidade, ninguém dá a mínima para suas notas. Você é pago pelo que faz e pelo valor do que produz. Se seu amigo idiota é - por exemplo - advogado formado em uniesquina, enquanto você é digamos... Professor de educação básica, então seu amigo idiota possivelmente vai ganhar mais do que você, porque o diploma e emprego dele são melhores, ainda que ele seja um idiota e você seja inteligente.

Obter uma nota boa em um teste escolar não melhora a vida de ninguém e a sociedade não te dará nada so porque você é inteligente, raramente alguém até poderá cumprimentar pela inteligência, masss, convenhamos, massagem no ego não paga as contas e se bobear é muito mais fácil ser cumprimentado por coisas fúteis como altura ou pegar mulher do que por ser inteligente.

Não percepção da própria inteligência - pessoas inteligentes são cientes de seu potencial? Do que podem alcançar aplicando sua capacidade? As vezes, mas não sempre. Vide o que eu escrevi no posto sobre o efeito Dunning Krueger.


Elementos sócio-culturais

Sistema educacional falho - Moramos em uma país onde o sistema educacional falha com os seus discentes, professores de baixa qualidade não conseguem - ou mesmo não querem - ensinar. O aluno inteligente acaba ficando à mercê de um sistema que não o motiva. Mas, nem somente o ensino básico prejudica os mais desenvolvidos, o nível superior também é afetado, por exemplo, existe uma lei federal absurda que entrou em vigência em 2009 a qual impede que um mesmo discente curse mais de uma faculdade pública ao mesmo tempo, o que prejudica o individuo que tem capacidade para tal.

Cultura da não valorização do inteligente - No Brasil e em grande parte do mundo ocidental a inteligencia e o conhecimento parecem não ser valorizados e/ ou estimulados. Na nossa cultura laboral por exemplo, ser falastrão acaba contando bem mais do que ser um profissional técnico, competente, habilidoso etc. 






Bom, estes são alguns pontos que consegui pensar no momento. Pessoalmente me identifico muito principalmente com o primeiro, por sorte tenho amadurecido e identificado meu erro - antes tarde do que nunca. 

Ser inteligente para mim é, além de facilidade em resolver problemas, ter também facilidade em adquirir novos conhecimentos e adquirir habilidades (bem como aplicar tais conhecimentos e habilidades) e foi mais ou menos com esta definição em mente que escrevi o texto acima.


8 comentários:

  1. Porra, ótimo post. É isso aí mesmo. Eu acrescentaria ainda a falta de foco. Conheço pessoas muito inteligentes que não conseguem manter uma atividade por muito tempo (tipo estudar para concursos), provavelmente porque o cérebro delas funciona numa velocidade mais elevada, sei lá.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a questão. Há alguns fatores que determinam esses "fracassos".

    No item preguiça, acho que poderia ser adicionada a zona de conforto. Tem muita gente que por exemplo reclama do emprego, mas trabalha 5, 10, 20 anos no mesmo local e/ou profissão, em grande parte pela zona de conforte.
    O medo da mudança é muito presente no ser humano.

    Outro ponto que acho que faz muita diferença é o ambiente no qual estamos. O cara pode ser um ótimo funcionário, mas num ambiente com colegas puxando seu tapete, puxando saco de patrão etc, esse funcionário acaba sendo preterido. Fora o fato de ser taxado desde a escola como nerd e coisas do Gênero.
    O ambiente familiar desestruturado também pode limitar a pessoa, já que muitas vezes ela é encorajada a aceitar menos do que pode dentro da própia casa.

    Falta de foco como citou o IC.
    E uma caracterísitica aparentemente mais comum aos mais inteligentes, a introversão, que quando mais aguda pode causar prejuízos ao desevolvimento social, afetando carreira e finanças.

    ResponderExcluir
  3. Ola, Anon, interessantes apontamentos, no terceiro parágrafo vc muito bem apontou algumas questões válidas bem como externas a ação do individuo: sistema escola e cultura laboral no Brasil, Não sei pq, mas acho que simplesmente "me esqueci" destes fatores cruciais no corpo do texto, obrigado por lembrá-los. Dito isso, acho que alguns países, principalmente na Ásia e Europa, possuem sistema escolar e cultura mais preparados para receber os inteligentes e portanto aproveitam melhor os cérebros. Por aqui os inteligentes podem passar despercebidos. Sofre bulling por conta da inteligência também é muito prejudicial principalmente na cabeça dos mais jovens, que ainda não possuem muita noção de mundo formada, podem acabar erroneamente achando que ser inteligente/ estudioso é uma coisa necessariamente ruim.

    A introversão também é uma questão a se notar, afeta pessoas inteligentes e não inteligentes, ao contrário do que posts satíricos no facebook podem indicar, a introversão pode sim ser prejudicial na carreira, finanças e mesmo nas relações pessoais, sendo algo que o individuo precisa aprender a superar.

    Abcs.

    ResponderExcluir
  4. falta de foco.
    atenção deficiente.
    problemas mentais.
    doenças etc

    vide:

    http://acervoscantales.blogspot.com.br/2018/02/livro-eficiencia-sem-fadiga-1969narciso.html

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista é grande... este meu post poderia ter ficado bem maior, grande abraço!

      Excluir
  5. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Um ótimo lugar para investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão amigo, imóveis são sempre uma grande oportunidade de investimento.

      Abraços!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas