terça-feira, 15 de novembro de 2016

"Cavaleiros do Zodíaco" e Concursos

Bom, vou dar um tempo nos assuntos importantes sobre concursos para tratar de algo mais relevante: "Cavaleiros do Zodíaco".

Creio que esse anime dispense apresentações no Brasil, afinal foi um dos animes mais populares por aqui nos anos 1990, tendo sido apresentado na finada TV Manchete, talvez o melhor "canal aberto" que já tenha existido no Brasil. 

Eu era muito novo nessa época, nasci em 1992, portanto não me lembro muito bem da febre que foi, mas a galera se esquece que posteriormente, já no inicio dos anos 2000 o Cartoon Network também apresentou o anime em seu extinto bloco Toonami e foi aí que eu acompanhei a animação pela primeira vez. Posteriormente a Band também apresentou a saga, na verdade de modo mais completo que a Manchete, pois também apresentou a Saga de Hades, melhor saga do anime em minha humilde opinião e que nem existia na época que a Manchete ainda era "viva".

O fato é que "Cavaleiros do Zodíaco" é meu anime favorito, eu o considero bastante superior inclusive a "Dragonball Z", que parece ser o mais popular no Brasil.

Mas porque demôn**s eu estou falando desse anime aqui nesse espaço dedicado a concursos públicos? Bom, se você é concurseiro e gosta de "Cavaleiros do Zodíaco", eu elaborei uma brincadeira para deixar sua carreira de concurseiro mais divertida, de modo que assim como os cavaleiros no anime, vamos separar cargos dos concursos públicos em diferentes categorias, de acordo com a qualidade do cargo.

Confuso? É, as vezes eu escrevo bem mal... Mas tente acompanhar a seguir minha escala que talvez você me entenderá melhor:


Concurseiro ainda não aprovado = Ainda não conquistou uma armadura


Se você ainda é um concurseiro em inicio de carreira e ainda não foi aprovado em nenhum concurso publico, então é nessa etapa que você se encontra. Ainda não está acostumado a esse ritmo, mas já treina (estuda) arduamente todos os dias para conseguir sua sonhada armadura (cargo público).

Armadura de bronze = cargo público que pague até 3 mil reais



Você estudou muito e conseguiu um cargo público. Mas o cargo ainda não paga muito bem e alguns amigos seus que são escravos empregados na iniciativa privada ainda podem te zoar por ganharem pouco mais que você, ainda que se matando de trabalhar de segunda a Sábado e com risco de demissão a qualquer momento. Assim como um cavaleiro de Bronze, você tem um emprego que lhe agrada, mas ainda está longe de estar satisfeito, pois ainda não atingiu seu pleno potencial. A maioria das armaduras de Bronze são encontradas em cargos de todos os níveis, principalmente no poder público municipal em pequenos municípios do interior.

Armadura de Fênix = cargo público que pague até 3 mil reais, mas que seja bastante tranquilo


Assim como a armadura de Fênix é um caso a parte no anime, por ser bem mais poderosa que uma armadura de bronze comum (apesar de também ser classificada como uma armadura de bronze), neste tipo de emprego, apesar de ganhar mal, você tem pouco serviço e consequentemente mais tempo e mais potencial para conseguir uma armadura (emprego) melhor.

Armadura de Prata = Cargo que paga entre 3 mil e 10 mil reais


Acho que aqui já deu pra entender a minha ideia. A maioria das armaduras de prata são encontradas em cargos que exijam pelo menos nível médio nos âmbitos estaduais e federal. Em muitos casos, já fica quase impossível os seus amigos da iniciativa privarem te zoarem pelo seu emprego, ainda que tenham trabalhado meio século na mesma empresa. Muitos cavaleiros (concurseiros) se acomodam nesse nível e perdem o interesse de atingir o seguinte.

Armadura de Ouro = Cargo que paga entre 10 mil e 30 mil reais



Impossível encontrar um cargo deste nível que exija apenas o nível fundamental. A esmagadora maioria pede pelo menos nível Superior, com algumas raras exceções que exigem nível médio, como em concursos do Congresso Federal. Se você tem um cargo destes nem perde tempo lendo blogs sobre como passar em concursos. Está muito ocupado tomando champanhe em uma cobertura Zona Sul do Rio. Geralmente você só consegue um  cargo destes após muitos anos de treinamento árduo e possivelmente antes de conquistar uma armadura de ouro passou por uma de prata e/ou uma de bronze.

Armadura de Ouro Divina= Cargo que paga mais de 30 mil reais



Bom, esse aqui é realmente absurdamente difícil de atingir, é preciso ter um nível de dedicação absurdo  e mesmo inimaginável em seu treinamento (estudo). São raríssimos os cargos públicos que pagam mais de 30 mil, a maioria dos que fazem isso nem exigem concurso, como no caso de Ministros do STF.


Bom, é isso, evidentemente que dentro de um mesmo nível há armaduras (cargos) mais fracos ou fortes por diversas razões, também existem cargos no setor privado que não pertencem a essa mesma hierarquia (marinas, espectros e guerreiros deuses), além também dos cargos terceirizados em repartições públicas (cavaleiros negros), mas eu teria que ser muito atoa para discorrer sobre isso agora, já deu minha hora.

Mas e você, que tipo de armadura possui atualmente?


8 comentários:

  1. kkkkk muito bom!

    Atualmente estou na armadura de ouro, já passei por todas as demais tbm!

    A Armadura Divina está ao alcance, há muitos cargos que o topo da carreira pagam isso (Receita Federal, Banco Central, Auditor do TCU e da CGU, Analista da Câmara e do Senado). Mas eu não pretendo ir atrás delas, estou me adaptando à de Ouro ainda (há pouco mais de um ano que conquistei essa dádiva!).

    Curtindo muito seu blog, parabéns! Estou me inspirando pra escrever um tbm, quero falar sobre concursos e sobre investimentos. Quando amadurecer a ideia, vou indicar seu blog, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, meus parabéns pela conquista, meu caro! Sua história é realmente muito inspiradora, é a prova de que dedicação e foco dão resultado, só não ver quem não quer. Um dia ainda chego la. Você já tem uma vida ótima com a de ouro, acho até que possui grandes possibilidades de, ao invés de buscar a divina, se dedicar a investir utilizando uma parcela deste salário que vc recebe.


      Abraços!

      Excluir
    2. Fala, Astronauta. Sou o autor desse comentário acima. Criei meu blog, nele vou relatar minha trajetória de concurseiro e agora de investidor.

      Pretendo dar algumas dicas simples de estudo também. Depois dá uma passada lá, você foi uma das inspirações para que eu criasse meu blog.

      Abraço.

      Excluir
    3. Show de Bola, Concursado Investidor, já dei uma passada la. Desejo sucesso nessa sua nova empreitada.


      Abraços!

      Excluir
  2. Faltou o nível "deus": auditor to TCU - ganha bem, não arrisca o CPF (mesmo que seja agente responsável dentro do TCU, é fiscalizado pelo congresso, que não tem a mesma competência que o TCU tem para fiscalizar os outros) e ainda dá pedrada em todos os outros cavaleiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, boa anon, vou ver se futuramenre atualizo com a sua sugestão,


      Abraços!!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas