quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Concurso de Alerj e valores abusivos em inscrições

Há algumas semanas a Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - abriu dois editais de concurso público pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Um dos editais, o de procurador, não me interessava, não pelo salário, superior aos 30 mil mensais, mas sim pelo fato de que exigia formação em Direito. E tragicamente eu não sou formado em Direito - em um post futuro gostaria de escrever mais sobre essa questão do quão é desastroso para um concurseiro de vinte e poucos anos não ser formado em Direito. No momento gostaria de me dedicar a outra questão e ela está relacionada a um segundo edital lançado pela Alerj junto com o edital para procurador.

Nesse edital, que previa diversos cargos de nível superior havia uma posição que era liberada para formados em qualquer área de nível superior, ou seja, válido para bacharéis, tecnólogos e licenciados em QUALQUER curso de nível superior. Pode ser numa Uniesquina ou numa Federal pica das galáxias, pode ser educação física, bem como pode ser medicina. QUALQUER uma. Fiquei feliz, pois eu tenho uma graduação e poderia concorrer ao referido cargo.

Mas aí veio UM problema...


Ou 118 problemas para ser mais exato. 118R$. Era esse o valor da inscrição no concurso.

Infelizmente nas ultimas semanas eu tive alguns gastos bastante inesperados, como por exemplo um exame médico de 400R$ que tive que realizar. E simplesmente não consegui, por mais que me esforça-se, desprender 118R$ de meu orçamento para poder me increver no concurso.

Eu queria muito realizar o concurso mais fui impedido com esse valor altíssimo da inscrição. Tenho certeza que, assim como eu, muitos outros bons candidatos acabaram impossibilitados de se inscrever devido a esse valor.

Nessas horas vemos a emergência que uma legislação que regulamente os concursos nesses aspectos, para que bancas não cobrem valores abusivos impedindo que concurseiros realizarem provas em decorrência de questões financeiras.

Por hora deixo uma dica para os leitores concurseiros. Vocês precisam criar um fundo de emergência dedicado a concursos públicos. Se você é concurseiro então precisa guardar pelo menos um décimo de seu salário todo mês para criar um fundo de reserva EXCLUSIVO para realizar concursos, principalmente para pagar inscrições, mas também gastos com transporte para realizar a prova e  (porque não) inclusive gastos pequenos, como lanche a ser consumido no dia na prova e compras de canetas esferográficas em corpo transparente, das cores azul e preta.

Espero que nos próximos meses eu consiga juntar (13º vem aí) um fundo de emergência para concursos de pelos menos uns 500R$ e nunca mais passar por essa decepção que é querer fazer um concurso mas não poder devido a questões financeiras.   :/

Por enquanto é isso, continuo na luta. É ganhar 20 mil mensais no serviço público ou ganhar na loteria. 


Abraços.


2 comentários:

  1. Nesses dias qualquer concursinho de nível superior tá cobrando isso aí.
    Os concursos pra universidades e institutos federais (salário 4k brutos) é tudo 100 pau no nível superior em qualquer estado. Falta quase 2 anos pra me formar e já junto cada migalha pra tentar uma vaga dessa em qualquer canto do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O phoda também é que muita gente pede isenção de inscrição, acho que poderiam é acabar com a isenção em concursos e impor um teto para o valor, impedindo que seja algo absurdo. Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas