domingo, 13 de novembro de 2016

É uma boa ideia beber um energético antes de um concurso?




Bom, taí algo que eu costumo fazer antes de realizar uma prova de concurso, ou mesmo na faculdade quando eu tinha provas de manhã e acordava de ressaca, no caso da faculdade o energético era bom para me deixar em estado de alerta. Já quanto aos concursos, mesmo naqueles em que eu não estava de ressaca, procurei beber energético pois supus que me ajudaria a manter o foco e não cansar, graças a grande quantidade de cafeína que bebidas como RedBull, TNT e Monster possuem.

Eu acho que funciona para mim, mas pesquisando na internet sobre essa estratégia de concurseiro - pensei até que fosse algo muito comum de se fazer no âmbito dos concurseiros - fiquei surpreso ao descobrir que na verdade beber esse tipo de bebida antes da prova não é algo indicado de se fazer.

De modo geral o que  dizem sobre beber tais bebidas antes de uma prova é que estas irão dar-lhe uma sensação artificial de alerta. Elas vão impedir que você seja capaz de se concentrar em sua prova, de recordar informações importantes, e de desenvolver raciocínios de qualidade. 

Fiquei surpreso ao constatar tais informações pois nas ocasiões em que bebi energético para a realização de provas eu acho que a bebida havia me ajudado.

Entretanto, estou certo de que bebidas energéticas não lhe dão capacidade extra de raciocinar ou milagrosamente ajudam a resolver problemas de matemática. Não são como poções mágicas que ajudam a memorizar ou entender as coisas mais facilmente. 

6 comentários:

  1. Esse papo de que não funciona é só para diminuir a concorrência.

    Descobri que o energético é o meu maior aliado para provas que qualquer tipo. Sempre achei um processo chato e tedioso. Sem energético em menos de 2hs eu já bocejei pelo menos umas 50x, fico segurando mijo e já tenho o cartão respostas todo marcado, só para ir embora o mais rápido possível.

    Com energético apesar das palpitações, eu fico tranquilo, consigo focar e nem vejo o tempo passar, pois eu ainda acho tempo para revisar todas as questões. Sem falar que a pontuação sempre é maior.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por partilhar sua experiência pessoal, Pobre sofredor. No meu caso acho que ainda estou na fase de testes, de modo que ainda estou experimentando fazer provas ora com, ora sem energético, para identificar o que melhor funciona para mim. Abraços

      Excluir
    2. valeu Pobre! vc sempre trás opiniões e dicas fodas da Matrix no seu blog e nos comentários

      Excluir
  2. cara, tomaria arginina e uma dose pequena de cafeina, tipo 100-110 mg, que equivale a uma xicara de cafe
    talvez colocasse tb bcaa e glutamina
    só para estimular a concentração
    energético é pre treino de pobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. revendo esse comentário:
      hoje eu testaria colina + inositol
      mas há drogas mais eficientes e mais caras

      Excluir
    2. Fala meu nobre, nesses últimos anos, conseguiu passar nos concursos?

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas