sábado, 11 de janeiro de 2020

Pessoas que passam anos excessivos na faculdade

Lembro que há uns anos atrás, quando fiz a minha primeira graduação - ainda pretendo fazer outras se tiver tempo e sac* - estava completamente ansioso para acabar logo com o curso, colocar a mão no diploma que me possibilitaria fazer alguns concursos de nível superior e até ganhar adicionais de qualificação em cargos de ens. médio - a saber, sou licenciado em história. Além é claro, de poder trabalhar para ajudar minha mãe e desafogar o orçamento do meu pai. 

Até aí nada de anormal, todo mundo quer se forma logo porque o nosso tempo na terra é finito e temos mais o que fazer, certo? Aparentemente não, pelo menos não para alguns discentes de faculdade.

Desde os tempos de aluno, notava que, curiosamente, certos estudantes demoravam em algumas vezes mais de dez anos para concluir cursos que duravam quatro ou cinco. A maioria das faculdades publicas tem regras de jubilamento neste casos, geralmente o tempo limite corresponde ao total do curso mais 50%, mas não sei por qual razão tais regras parecem não ser seguidas.

Casos assim em faculdades particulares são ainda mais bizarros. Afinal a pancada financeira é bem maior, com o preço das mensalidades.

Geralmente tais estudantes são bancados pelos pais, simplesmente e lamentavelmente não devem ter pena do bolso de outrem. 

Claro que cada caso é diferente, existe sim aquele cara já com a vida ganha que resolve fazer uma faculdade sem pressa só pra distrair a cabeça ou aquela pessoa pobre que teve que trancar a faculdade várias vezes por questões financeiras, porém existem casos bizarros, claro que cada um faz o que quer com sua vida, mas existem algumas escolhas que são simplesmente incompreensíveis. 
Imagem meramente ilustrativa, é de alguma comédia da Netflix, que eu nunca vi.

3 comentários:

  1. Eu fiz um curso tecnológico para prestar concursos de nível superior federais, mas com a quase extinção dos mesmos, voltei a fazer ciências contábeis visando os concursos municipais. Sinceramente, já passei dos quarenta, mas cheguei no ponto em que a vontade de estudar para os certames é pouca. Tem uma vaga e 3000 candidatos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não da pra desanimar meu querido, ñ se assuste com os números, a maioria dos candidatos é pouco competitiva, tá certo que ainda assim sobra muito candidato bom, mas aí é questão de detalhe e persistência, sem falar que contábeis é um canudo forte pra concursos, de forma geral o tecnólogo só seria útil na janela de tempo em q vc terminaria c. contábeis, depois disso teria pouca utilidade.

      Abraços e obg pelo prestigio.

      Excluir
  2. Muito bom este blog. Sempre acompanho.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas