domingo, 19 de setembro de 2021

O mito de que professor ganha mal - Parte 3: Mas Astronauta, porque você não da aula então?

 Bom, voltando rapidamente a um tema clássico aqui do blog, este terceiro artigo da série não bate fortemente nas teclas que já tratamos antes. Mas, vamos apenas recapitular rapidamente as muitas vantagens do cargo:

  • Férias muito extensas
  • Carga horária muito baixa
  • Concursos fáceis de classificar
  • Salário razoável, condizente com a carga horária
  • Sacralização do professor na cultura tupiniquim e consequentemente corporativismo e lobismo forte em Brasília, o que deixa a categoria menos vulnerável a reformas radicais
  • Aposentadoria cinco anos mais cedo mesmo trabalhando pouco (considere que uma professora mulher pode aposentar 10 anos mais cedo que um não professor homem) 

Me refiro neste post a professores de educação básica, importante frisar, os de nível superior em universidades públicas estão pareados com os melhores concursos deste país.

Pois bem, já comentei aqui em outros posts que a minha formação superior é em licenciatura em História.

Canudo muito fraco pra concursos, só desbloqueia aqueles que servem qualquer nível superior, seria mais estratégico fazer uma tecnólogo curto, mas isso é assunto pra outro post...

Serve também, claro, para os concursos de professor de História.

Os para faculdade, embora paguem muito bem, eu descarto por razões que já discorremos por aqui.

Já os de educação básica, ou seja, ens. médio e fundamental, possuem aqueles benefícios que elenquei no começo do post, inclusive são concursos de nível muitíssimo fácil para concurseiros mais experientes.  

Ora, sendo assim porque eu não dou aula então?

Simples, a verdade é que eu não tenho a minima paciência para aturar adolescentes mal educados em escolas públicas, me estressaria muito e nem sei se compensaria férias bem mais longas somadas a carga horária magra e aposentadoria precoce. 

Uma estratégia a se pensar é, caso o servidor seja ocupante de um cargo técnico ou cientifico, faça concursos para professor com horário compatível, fará uma grana extra se tiver saco para tolerar alunos. Mas há que se considerar que o IR abocanharia bem seu salário, então talvez não compense bem assim...

"Sabe, Lynn, quando comecei a ensinar, pensei que estava fazendo isso pelos motivos certos:
 Carga horária curta. Verões de folga. Sem responsabilidade" - Citação do filme "Professora sem classe"





5 comentários:

  1. Para aturar favelado, só tendo muito sangue frio mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Dependendo do local, acho que pode compensar sim. Concursos para professor estão no meu leque. A questão, astronauta, é que se a pessoa é honesta e dedicada, vai trabalhar muito para o que ganha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mago, mas, infelizmente, por afirmar por experie^ncia própria que a maioria dos professores de educação básica em escolares públicas não está nem ai para nada e muitas vezes é completamente despreparada. Grande abraço!

      Excluir
    2. Sim, se a pessoa for vagabunda, é realmente um trabalho fácil de "se encostar". Todo mundo que estudou em escola pública (eu estudei) já teve aquele professor que faltava direto, só dava "aula de exercícios", etc. Eu, por exemplo, tive uma professora de educação física que faltava semana sim, semana não, e quando aparecia, ficava só na arquibancada fazendo nada enquanto a turma jogava bola. Essa ganhava muito bem para o quanto trabalhava, com certeza.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas