sábado, 4 de julho de 2020

Day traders não são idiotas... Eles são loucos




“Traga seus desejos para os seus meios atuais. Aumente-os somente
 quando seus meios aumentados permitirem. ” - Aristóteles 

Uma queda brutal no mercado de ações em março deste ano somada a uma renda fixa que parece render menos do que deixar dinheiro debaixo do colchão parecem ter criado o cenário perfeito para novos especuladores e investidores entrarem no mercado.

E eu estou preocupado.

Tenho amigos de origem humilde que conseguiram juntar somas de dinheiro bastante razoáveis e resolveram se aventurar no maravilhoso mundo da bolsa. 

Estes caras, dentro de sua arrogância ocasionada por um efeito Dunning Krueger latente parecem achar que sabem mais que o carinha de Omaha, ele o oráculo. O que aquele velhote de quase um século saberia sobre investimentos do alto de seus míseros dezenas de bilhões de dólares.

Já eu me apoio nos grandes.

Buffet, Munger, Dalio... Assisto entrevistas destes investidores sérios no YouTube e sou literalmente punido pelo algorítimo do site de videos.

Punido com incontáveis anúncios. 

Os anúncios não são ruins per se, eles são uma forma de pagar por um serviço gratuito na internet.

O problema são particularmente os anúncios que o algoritmo youtubense insiste em me mostrar.

As betinas da vida.



Um rapaz com uma cara bastante socável - e olha que eu sou pacifista - aparece jogando sinuca numa cobertura. Outro vídeo. Outro anuncio. La está de novo o canalha, desta vez mostrando sua ferrari. Outro vídeo, outro anúncio, mesmo cara, mesma ferrari. Canalha! Guru de buteco.

Querendo ganhar dinheiro vendendo cursos para pobres almas sonhadoras celetistas que acham que poderiam ir as terras mágicas do mercado de ações fazer fortunas milagrosas, multiplicando cifras como Jesus multiplicava peixes. 

Pensam ser deuses. Mas são apenas loucos.

São seduzidos pela possibilidade de trocar a CLT pelo day trade, felizmente, servidores públicos tem a possibilidade de manter a renda de um emprego que não odeiam e podem aliar isso a uma estratégia de economia e investimentos. 

Pura jogatina, é como se os cassinos fossem legalizados no Brasil por meio dessa forma inconsequente de trade.



Todas as estatísticas e opiniões que vejo insistem em apontar que day trade é uma atividade extremamente arriscada e pouquíssimos são bem sucedidos - os que são, são extremamente experientes, munidos de software de qualidade, grandes fortunas para investir, gastam horas estudando e com certeza não vendem cursinhos por aí.

Este dado aqui é particularmente brutal e um verdadeiro soco no estômago: 97% dos day traders brasileiros perdem dinheiro.

Mas o que eu sei, eu sou só um blogueiro humilde e eu não tenho uma Ferrari.

Não ouça a mim, ouça ao carinha da Ferrari.


Queridos, continuo sem poder responder comentários com meu login, mas repito, tendo a ler a todos, abraços!


10 comentários:

  1. Tem Guru de Buteco, ganhando mais com curso do que o que ganhou a vida toda com gay trade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato.

      Além disso, as pessoas que se deparam com este tipo de propaganda precisam se perguntar pq afinal um cara que aparentemente tem um porshe precisa te VENDER um curso? Por que ele produz e investe pesadamente em marketing no youtube pra vender um curso? Por que o cara que alega que vai te ensinar a virar day trader em tempo integral NÃO é ele próprio day trader em tempo integral, mas sim um vendedor de cursos fajutos? Imagino porque ele não é um day trader, ele é um vendedor de cursos fajutos, essa é profissão dele.

      Abraços.
      Autor do blog aqui.

      Excluir
  2. O mercado financeiro foi completamente banalizado por esses macacos.
    Gente extremamente ignorante, que mal sabem ligar um computador ou fazer uma regra de três, ensinando você a ficar rico em casa... É mole?

    Aqui no brasil vira e meche sai uma nova moda pega-trouxa pra arrancar dinheiro das pessoas menos instruidas.
    Vc se lembra da telexfree ali nos idos de 2010~2012? Os caras conseguiram transformaram uma empresa que NÃO TINHA PRODUTO num esquema extremamente lucrativo.

    Depois veio o bitcoin ali mais ou menos por 2014 e como ninguém sabia explicar como dinheiro virtual possui lastro e como funciona o blockchain. Os farsantes ficavam repetindo palavras dificieis como "blockchain" e "cryptomoeda", "cloud mining" o tempo todo e os chimpas cairam igual um patinho.

    Agora nos estamos na era dos trades e investidores de mercado financeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é bicho, tem sempre pilantra querendo ganhar dinheiro fácil em cima de gente humilde, abço!

      Excluir
  3. Se for quem eu to pensando, é o carinha do Porsche azul hehe

    Pra você ver como é fácil ganhar dinheiro nessa vida, o difícil é ganhar dinheiro honesto.

    Abraço.

    https://jhonnypauper.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Compartilho da mesma indignação meu caro. Palhaçada esses anúncios

    ResponderExcluir
  5. Eu continuo trabalhando por ser funcionário público federal e gostar do que faço mas eu nem preciso trabalhar mais. Meu patrimônio está dividido 1/5 em terrenos e duas casas (devo vender uma delas), 1/5 em renda fixa, 2/5 em ações pagadoras de dividendos, 1/5 em ações para fazer dinheiro em venda coberta de opções (todo mês faço 3%,4% ou mais em um único dia consigo valores superiores ao meu próprio salário). O que faço pode ser feito por qualquer mortal que tenha acumulado um certo dinheiro. Também faço day trade mas como aposta (olha é mais fácil fazer dinheiro no day trade do que em loteria ou jogo do bicho). No mais estou pensando em comprar uma fazenda e criar gado de corte. Grande abraço e não é preciso comprar cursos na internet para aprender nada mas é preciso muita força de vontade, dedicação, suor e às vezes lágrimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PDC, parabéns pelo sucesso, o caminho é esse mesmo, ter diversas fontes de renda, inclusive, pq não, fazer uma fézinha num day trade, abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas