quinta-feira, 16 de julho de 2020

O dia da prova não é uma corrida

Quando eu cursava escola e faculdade, lembro que procurava fazer as provas o mais rápido possível, em parte porque eu queria ter mais tempo livre pra ficar batendo pernas com os amigos, mas também porque eu queria mostrar a todos que eu podia, que aquilo não significava nada para mim, enquanto uns se matavam pra fazer uma prova, eu fazia de qualquer jeito e ainda recebia uma boa nota.

Mas eu ainda era um jovem ingênuo, hoje em dia, já mais maturo, percebo que ser egocêntrico não me serve de nada. Já não me importo com o que os outros pensam e se hoje em dia eu cursasse outra faculdade ou algo assim, procuraria fazer provas sem pressa - embora meu tempo de leitura seja muito bom, prefiro analisar as questões com prudência.

Claro que uma prova de concurso tem um peso maior do que uma singela provinha de faculdade, então até entendo que nas provas de faculdade, o aluno resolva fazer de qualquer jeito mesmo.

Em concursos públicos não é assim, mesmo que o seu tempo de leitura seja muito bom, é preciso dar atenção a questões para não escorregar em cascas de bananas cruéis.

Administrar o tempo é essencial e não há porque não usar tal ferramenta de forma estratégica.

Claro que tem sempre aqueles concurseiros mais amadores que adoram terminar rápido e ir pra fora do prédio comentar o quanto a prova estava fácil - curiosamente a maioria desses Barry Allens tendem a não classificar.


Por que? porque estavam mais preocupados em parecer os bonzões do que em fazer uma prova decente. 

Evidentemente que pessoas mais inteligentes leem e raciocinam mais rápido, além do que, quem tem maior domino da matéria, fará a prova mais rápido, talvez por isso  os Barry Allens façam a prova no menor tempo possível, eles são atores, estão fingindo que são inteligentes demais para aquilo ali, e acabam entregando a prova sem ter tempo hábil suficiente para ler todas as questões - ainda que tenham um tempo de leitura muito bom!

Não é preciso ter pressa, afinal, passar num cargo de 20k é muito melhor do que ter ego inflado com uma coisa tão boba quanto "fui o primeiro a acabar", parabéns garoto, aqui está o seu tapinha nas costas.


Em tempo, ainda não estou conseguindo responder comentários com meu login.

E essa ansiedade ein? Logo esse ano que eu planejava voltar com tudo aos concursos, veio essa pandemia. Fato é que eu estou doido pra fazer uma prova, ter aquela adrenalina do momento.

Abraços.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas