domingo, 26 de julho de 2020

Se você ganha um salário minimo, faça isso

O percentual mais conservador nos diz que pelo menos 10% é o que um homem deve economizar de sua renda mensalmente para montar uma reserva de emergência e posteriormente um orçamento para investimento.

Pelo menos 10%, é o que encontramos em clássicos de finanças como "O homem mais rico da Babilônia".

Mas e se você ganha um salário minimo?

Consideremos um salário minimo de 1000 reais - sei que está uma esmola mais alto que isso, mas consideremos 1000 como um exemplo mais prático.

10% equivale a 100 reais ao mês - 200 em meses de 13º.

Com tal valor, você levaria cerca de 80 anos para ter juntado 100k, valor que creio podermos elencar como  o minimo para se ter ao menos paz financeira na vida.

Bom, claro que em termos numéricos estes 100k provavelmente serão representados por outro número - após décadas de inflação puxando o valor do dinheiro pra baixo - ora, não sei nem se a moeda brasileira no ano 2100 será o real, mas enfim, o que importa é o que você terá mais ou menos o que entendemos hoje por 100k.

Sem dúvidas, é muito tempo, ainda mais considerando que maioria de nós sequer viverá oito décadas - ou 98 anos, afinal se você começar a trabalhar aos 18, já terá que trabalhar 80 pra juntar a grana...

Claro que tal exemplo é esdrúxulo e impensável e claro também, que você investirá ao longo do caminho para chegar aos 100k mais rápido, em um prazo ao menos realista.

De qualquer forma, é um exemplo interessante para demonstrar como a caminhada pode ser muito mais longa e árdua para se atingir a paz financeira quando se hanha um salário minimo.

Por isso, se você ganha um salário minimo, sugiro que economize, pelo menos 10%, é importante que você o faça, para já ter uma reserva de emergência e, após tê-la criado, já ir pegando a manha dos investimentos.

Mas, acima de tudo, procure criar janelas para sair desta situação, creio que a estratégia que deve se priorizada por quem ganha pouco é procurar formas de passar a ganhar mais, o que ajudará ainda mais os seus aportes mensais e tornará a estrada rumo aos 100k  mais curta.

Sei que é muito difícil economizar muito quando se ganha pouco, eu já estive em tal situação, acho que nunca narrei isso aqui, mas já tive anos de minha vida em que eu ganhava muito pouco. Minha renda mensal era menor que um salário minimo. 

O importante é começar.



5 comentários:

  1. Fale sobre os concurso do RJ previsto no LDO pro ano que vem.

    ResponderExcluir
  2. Quem vive de SM tem preocupação muito mais urgente do que aportar, que é sobreviver. kkk

    Abraço do Investidor Concursado

    ResponderExcluir
  3. há exemplos reais de investidores aqui na blogosfera que ganham mais de 10k, aportavam no mínimo 50% e mesmo assim levaram mais de 12 anos pra chegar no primeiro milhão. (o Idiota)

    imagine um candango qualquer tirando milão com 10%. Salve-se quem puder!

    mas é unânime que antes de tudo deve-se ter a mentalidade aportadora. quando ainda universitário cabaço cheguei a receber 2 bolsas (R$ 800) por mês durante algum tempo e aportava praticamente 90% por morar com os pais.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. O nome ñ me é estranho, Bilionário, já devo ter passado por um blog com esse nome alguma vez.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas