quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

"O mínimo de meritocracia possível"

Você já deve conhecer a definição do termo meritocracia, ou pelo menos deduzir o significado, de qualquer forma, vale  apena expor a definição que o Google nos dá após pesquisar a definição do referido termo: 

Meritocracia

substantivo feminino

1. predomínio numa sociedade, organização, grupo, ocupação etc. daqueles que têm mais méritos (os mais trabalhadores, mais dedicados, mais bem dotados intelectualmente etc.).

2. POR METONÍMIA: classe ou grupo de líderes num sistema desse tipo.

3. sistema de recompensa e/ou promoção (p.ex., num emprego) fundamentado no mérito pessoal.

Origem ETIM mérito + -o- + -cracia


Ora, qualquer pessoa sã diria que meritocracia é algo positivo e fundamental de se buscar para o bem de qualquer sociedade organizada, certo? Bom, qualquer pessoa inteligente responderia que sim, mas este não é o caso do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, que recentemente ao discorrer sobre a chamada reforma administrativa asseverou que o objetivo seria melhorar e estimular a qualidade do serviço prestado, garantindo "o mínimo de meritocracia possível".

Não Nhonhô! Você já foi mais inteligente (quando andava com o Chaves).

Leitores, agora tenho certeza que vivemos no filme Idiocracia.

Meritocracia é algo a ser buscado sim. Inclusive, seria tão útil que nos livraria de agentes políticos estúpidos no poder.




4 comentários:

  1. http://carreiradeconcurseiro.blogspot.com/2016/11/um-funcionario-publico-liberal-e-um.html

    Liberalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo post, da época que eu tinha mais tempo livre pra escrever coisas mais bem lapidadas por aqui...

      Só não entendi pq linkou este texto aqui, mas enfim, abraços.

      Excluir
  2. Meritocracia no Brasil é apenas modismo, pois na prática os mais idiotas e fanfarrões ocupam a mior parte dos cargos top. Onde trabalho presenciei isto direto, chegando a ser declarado por um gestor, que preferia algum puxinha para nomear para um cargo, do que alguém qualificado e preparado. Por isto nosso "maravilhoso" país vai continuar sempre na mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, há muito espaço para politicagem, especialmente no setor público. Realmente não dá para entender.

      Agora, bancando o advogado do Diabo, outro dia estava conversando com um colega de trabalho mais ou menos o seguinte: na Era da informatização que vivemos hj, vc ñ precisa mais de um cara genial para fazer um serviço que em sua maior parte é realizado por um software qualquer. Não me leve a mal, sou ferrenho defensor d meritocracia, mas oq quero dizer é q com essa nova realidade, os falastrões experts em boa comunicação acabam se destacando.

      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas