segunda-feira, 26 de julho de 2021

Concursos voltando!?

Bom, após mais de 18 meses com o mundo dos concursos praticamente parado, em decorrência da pandemia, surgindo praticamente nenhum edital, finalmente a retomada parece estar, ainda que timidamente, acontecendo.

Aqui no RJ temos atualmente três ótimas oportunidades para concurseiros em inicio de carreira: Escriturário do Banco do Brasil (cerca de 3k de salário base), Assistente administrativo da UERJ (3.7k de salário base) e diversos cargos burocráticos no IFRJ - além, é claro, de um número elevado de concursos municipais, alguns com oportunidades razoáveis, inclusive, vide o da FeSaúde de Niterói.

Se o  meu palpite estiver certo - e creio que muitos analistas da área concordam comigo -, os concursos ficaram represados por muito tempo e agora retornarão com tudo, possivelmente veremos uma concentração de concursos em uma janela de poucos meses e o que estamos vendo agora é a fase inicial desse processo, com os editais já começando a pingar.

Ter isso em  mente é elementar para traçar uma estratégia de estudos agora, para este boom de concursos em tão pouco tempo.


Tenha em conta também que, no âmbito do gov. Federal, o Decreto Federal Nº 9.739 fixa em seis meses para o órgão ou a entidade publicar o edital de abertura de inscrições para realização do certame após a autorização do Ministro de Estado da Economia, o que deve reforçar ainda mais um número mais concentrado de editais.

Aliás, esse mencionado decreto regulamenta diversas questões relacionadas a concursos públicos no âmbito federal, sugiro uma lida.

Por enquanto é só.

5 comentários:

  1. "os concursos ficaram represados por muito tempo e agora retornarão com tudo" - verdade pura.
    tem mais de 10 milhoes de servidores no pais. não tem como ficar sem concurso

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Difícil é arranjar motivação para estudar para os concursos mais difíceis. Tô achando que se tudo der certo e eu acabar na PF, por lá ficarei. kkkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a principal motivação é dinheiro. depois q se tem o q se considera suficiente, acaba-se a vontade de estudar

      Excluir
    2. PF é uma carreira boa, tipo de coisa que se não for pra sossegar, faz a pessoa diminuir consideravelmente o ritmo de estudos, mesmo pq concurso ñ é a única forma de ganhar dinheiro, investimentos em renda variável, por exemplo, são uma ótima opção pra complementar renda, tem mais dinheiro um servidor sensato que ganha 10k do que um louco gastador que ganha 30 (vide o caso daquele procurador de MG reclamando da remuneração).

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas