segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Alguns dos melhores cérebros deste país estão fazendo concursos públicos?

'If you are born poor its not your mistake, But if you die poor its your mistake.'
- Se você nasce pobre não é erro seu, mas se você morre pobre é seu erro. - Bill Gates
(Pode colocar a tradução porca na minha conta).

Alguns dos melhores cérebros deste país estão fazendo concursos públicos? Para responder de forma rápida e rasteira eu diria que sim. O que é um tanto preocupante.

Digamos, se Bill Gates, o fundador da Microsoft e atual segundo homem mais rico do mundo, tivesse nascido no Brasil ele teria obtido a possibilidade de fundar a sua marca de sucesso  ou seria atualmente um servidor público federal em fim de carreira prestes a se aposentar com uma aposentadoria gorda? Difícil imaginar este cenário, mas eu diria que a primeira opção seja algo pouco provável de ocorrer neste inferno tropical.

Isso porque um dos poucos caminhos, evidentemente que não o único, para se obter sucesso financeiro no Brasil é seguir a carreira pública. Ao passo que em países como EUA, por exemplo, os jovens podem encontrar terreno fértil para produzir algo útil para a humanidade, por aqui os melhores cérebros acabam encontrando no setor público uma das poucas possibilidades de sucesso financeiro, e, convenhamos, sucesso financeiro é o principal motor motivador do individuo em meio a uma sociedade capitalista avançada.

Algo que é definitivamente muito preocupante e ao mesmo tempo desapontador de se notar, afinal, temos a quinta maior população do mundo, quantos Elon Musk não perdemos por não criar as condições necessárias ao desenvolvimento destes?

Estou dizendo que algumas das melhores cabeças deste inferno tropical escolhem trabalhar para o Estado, ao invés de criar algo que seja realmente relevante para a humanidade. Isso, senhores, é bastante preocupante.

Como mudar está situação? Maiores oportunidades no setor privado e desinchar o Estado são as soluções mais pragmáticas.


Mas, por enquanto, nada de novo no front, os salários no setor público continuam bastante atrativos, e os jovens brilhantes continuam, em sua maioria, caminhando para o serviço público federal.

__________________________________________________

O post acima ficou muito menor do que eu desejava, isso porque em um momento de grande descuido acabei acidentalmente excluindo dos rascunhos aqui de "Carreira de Concurseiro" um post que eu havia escrito há alguns meses, porém ainda não havia publicado por alguma razão, desta forma resolvi sintetizar as principais ideias do mesmo nesta curta versão.

Infelizmente o Blogspot não disponibiliza a chance de recuperar posts excluídos. Um alerta aos amigos blogueiros distraídos.

8 comentários:

  1. Exato. Fala-se tanto do funcionalismo público, mas por que será que ninguém quer ficar na privada?
    Quem quer contratar bem, tem que pagar bem.
    Sou Auditor Fiscal. Formei em Engenharia e por anos insisti na "privada" (entendam como queiram). Eu era um dos caras mais qualificados do Brasil na minha área. Pra quê? Salário de merda, condições de trabalho de merda, colegas de trabalho despreparados e perspectivas ridículas.
    Parei de ser trouxa, estudei, passei para fiscal e hoje ganho diversas vezes mais que ganhava. Meus colegas são excelentes, vários formados no ITA, IME, Poli, etc. Tenho prestígio, perspectivas de crescimento e um trabalho de alto valor agregado.

    ass: AFR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, a iniciativa privada no Brasil não valoriza os funcionários, seleciona muito por Q.I (quem indica), o que prejudica muito as empresas.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. bacharel de engenharia no bostil é um cara q estuda 6 ~ 7 anos feito corno, ou seja, mais q um fuckin' MÉDICO, pra depois nunca usar aquilo e no fim depender apenas de QI e experiência... e com sorte tirar seus 3k.

      Hoje até Direito e Adm compensa mais que Eng.
      Pra não dar por perdido toda essa carga de estudo, a escolha é óbvia: serviço público, docência ou aeroporto. Aí sim pode ser que a recompensa seja proporcional ao esforço.
      Obs.: quem é pobre deve descartar as 2 últimas (acredite, eu tentei...)

      Porém acho q essa tendência de engenheiros detonando concursos fiscais tende a acabar com a aprovação do teto de 5k, além de ser cada vez mais comum os Estaduais e Municipais pedirem diploma de Direito/Adm/Contábeis/Economia ao invés de qualquer área. Fora q a galera desses cursos vêm se profissionalizando absurdamente em concursos, e eles têm mais tempo livre durante a graduação.
      Quem faz engenharia geralmente só vai pra concurso depois de se frustrar com o mercado. Já o povinho de humanas e Técnologos genéricos EAD... essa nova geração de universiOtários já entra pensando em concurso desde o ens. médio.

      Agradeça ao PT e suas Uniesquinas e à mídia canalha com suas manchetes de escassez de engenheiros que fizeram a cabeça dos alienados entre 2010~2013, com direito a historinha de Copa e Olímpiadas.

      Excluir
  2. A grande maioria dos funcionalismo público está longe de ganhar altos salários.

    Tanto faz iniciativa pública ou privada, no Brasil a grosso modo quem ganha 4, 5k ou mais já é considerado bem pago.
    Quaquer concurso de 3k tem centenas de inscritos pra uma mixaria de vagas.
    Ganhar 10k ou mais deve ser muito bom. Parabéns pra quem ganha.
    Mas a realdade é que a maioria vai disputar mesmo as vagas "comuns", ficarmos nos baseando em excessões não é adequado.
    Aliás pra boa parte dos concurseiros esses consursos top não passam de masturbação mental.

    ResponderExcluir
  3. kkk parece até aqueles artigos do Mises, lá tem um monte de textos metendo pau na cultura do funcionalismo público, drenagem de cérebros, etc.

    Os caras tem toda razão, mas é aquela velha história... fazer o que né? ¯\_(ツ)_/¯

    Não há solução a longo prazo pq o governo insiste em tapar o sol com peneira.
    Faz Reforma Trabalhista mas ñ tira os trocentos encargos e impostos do empregador. Aprovam teto de gastos, extingue cargos, reestrutura carreiras... mas continua sufocando o pequeno/médio empresário com burrocracias e (mais)impostos.
    Não adianta capar o funcionalismo se o setor privado continua uma privada, literalmente.

    Universidades com ementas do século passado continuam formando decorebistas, e nenhum sinal de projeto pra mudar isso.

    Ah, e não esqueça da clássica fuga de cérebros: quem pode, nem liga pra concursos, faz logo é uma Pós no exterior e ñ volta mais. Já vi vários assim na minha universidade.

    Abraços e boa sorte! Preciso passar logo no Judiciário ou Legislativo pq daqui a pouco vai ser pior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petisco, essa é exatamente minha filosofia: fazer o que né? ¯\_(ツ)_/¯. Eu não inventei este Estado e este setor privado brasileiro, apenas danço conforme a música. Tô aqui criticando o setor público e acabo meio que me esquecendo que o privado não é grande opção para o trabalhador, em parte por ser justamente sufocado pelo poder público, mas não só por isso, por o problema é bem maior, é cultural.

      Precisamos passar meu caro, precisamos.

      Grande abraço e sucesso.

      Excluir
  4. Fazer o que né? ¯\_(ツ)_/¯
    o instituto mises é um site bem pau no cu. Cheio de rambo de teclado. Duvido que alguém lá sonegue impostos ou faça contrabando.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas