domingo, 17 de dezembro de 2017

Nando Reis não manja muito de interpretação

Tenho lido nos últimos dias que determinado candidato, ao errar duas questões de um concurso para a UFRJ baseadas em uma canção composta por Nando Reis, resolveu entrar em contato com o músico para saber o que o referido achava de tais questões, o qual respondeu dizendo que achava que as questões deveriam ser anuladas.

Pois bem, as questões foram baseadas na música “Vou te encontrar”.


Não conhecia essa música, pessoalmente achei uma grande b*sta, mas sou suspeito pra falar, nunca fui fã de pop rock brasileiro, em matéria de música tupiniquim prefiro bossa e/ou samba de raiz... Mas enfim, deixemos meu gosto musical de lado por hora.

Quais eram as questões do concurso afinal?


Mas não foram estas as questões que o candidato pediu ajuda ao autor, imagino que  as tenha acertado então.

A primeira pergunta que o candidato pediu a ajuda foi a de número 17:
Pera, Número 17 errado
Aqui vai:


O gabarito oficial indica como correta a opção B, embora o excelente profissional que escreveu esta matéria no site G1 afirme que seja letra A, qualquer dia faço uma postagem comentando sobre a cultura da sacralização do ens. superior no Brasil e porque diabos não faz sentido algum exigir diploma de faculdade para exercer a função de jornalista.

Vou até tirar print pra depois não dizerem que estou mentindo

Pois bem, longe de mim dizer que o autor não tenha condições de falar de um texto de sua autoria, pois é claro que tem.

O fato é que Nando afirma que a resposta a questão deveria ser letra "A", o que para mim não faz sentido, vide o significado do termo "perdurar":

Não entendo a confusão, eu sei que o cara escreveu a porr* da letra, e talvez na cabeça dele este vivo seria interpretado como "perduro" mas não é isso que um interpretação a priori sugeriria.  Portanto "perduro" não pode ser apontado como tendo o significado mais adequado, ficando a opção B como tendo o significado mais adequado.

Nando também afirma que "(...) o verso só poderia ser analisado dentro do contexto da estrofe". Creio que ele não foi informado que a estrofe - bem como a letra completa - é informa dano inicio da prova.

A outra questão controversa é a de número 8:

A propósito, este aqui é o androide número 8


Nando afirma que "As reticências NÃO existem na versão original", o quê, no meu entendimento, não interfere na resolução da questão, embora ache que a banca deu mole ao não informar em qualquer ponto da prova que o texto fora adaptado.

Para o músico a alternativa correta é a letra "D". Ora, se o cara afirma que as reticencias não existem na versão original, como pode afirmar o que o emprego das mesmas indicam nesta versão adaptada? Um ponto de exclamação no lugar das reticencias sim indicaria certeza. A questão pergunta o que significam as reticencias, e não o verso em si, que se o Nando diz que significam certeza, então devem sim indicar. O que deve ser entendido aqui é que esta é uma prova em que se cobra gramática e interpretação textual, não conhecimentos em músicas de Nando Reis.

Dito isso, embora o cantor tenha afirmado friamente que "as questões deveriam ser anuladas", tendo a discordar.

6 comentários:

  1. Sempre odiei esse tipo de questão, já que depende mais da interpretação de quem elaborou a pergunta do que realmente a interpretação do texto.

    No dia em que porem O Astronauta de Mármore em uma prova, peço anulação de todas questões relacionadas a letra.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS, concordo com vc em partes, acho que o melhor que as bancas tem que fazer é evitar este tipo de pergunta justamente pra não adentrar nestas controvérsias. Até pra ser franco e bancar o advogado do Diabo aqui, acho que este ocorrido com Nando Reis reforça oq vc disse, com o próprio autor discordando da interpretação de um dos termos do texto.

      Grande Abraço.

      Excluir
  2. Fala, Astronauta.

    Eu vi essa "polêmica" nas redes essa semana. Achei bem legal a atitude no Nando, poucos artistas dariam atenção a isso.

    Concordo com o Pobre Sofredor, esse tipo de texto é muito subjetivo e não deveria ser objeto de questões de interpretação, pois cada um tem um sentimento diferente sobre a letra da canção.

    Creio que eu erraria tais questões, pois não concordo com os gabaritos da banca (na 17 iria de A e na 8, de E).

    ResponderExcluir
  3. Estou pegando carona nestes concursos fazendo alguns posts de português, tenho recebido muitas visitas, brasileiro não sabe ler imagina então escrever. eu mesmo fico com dúvidas algumas vezes. Outro dia fiquei na dúvida se escrevia pesar ou pezar (no sentido de dor), então fiz um post que é agora top-1 no google, rs. Digite assim no google "pesar ou pezar", vai cair lá no Abacus. é uma forma de faturar com estas fragilidades.

    Desejo boas festas e um excelente 2018!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, uÓ, que sacada, hehehe

      Bom post, levando uma discussão importante. Brasileiro não tem costume de interpretar texto mesmo!

      Abraços

      Excluir
    2. Pô, este é um nicho promissor pra ganhar umas visitas no google, o problema é que de forma geral eu sou péssimo em gramática - nada que um pouco de pesquisa não resolva.

      ps.: fiz o teste, tiro e queda, seu post é o primeiro a aparecer na pesquisa: abacusliquid.com/tag/pesar-ou-pezar/

      Grande Abraço.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas