sábado, 16 de junho de 2018

A era dos memes e a infantilização da opinião pública


As charges correspondem a uma importante ferramenta de crítica política calcada no humor. Suas origens remontam a Europa do século XVIII - a imagem que abre o texto é do início do século XIX. 

Geralmente são pautadas numa mensagem rápida, expressa em um desenho que, na maioria das vezes, exige um conhecimento prévio do expectador para serem totalmente compreendidas.

Sem dúvidas são uma ferramenta de crítica importante, não obstante marcam presença garantida em qualquer jornal que você comprar, há espaços dedicados às mesmas. Agora imagine que você resolva comprar um jornal e ao invés de encontrar todo o conteúdo esperado você se depare apenas com charges. Situação difícil de imaginar, não é mesmo? Charges sozinhas não possuem muita utilidade.

Um jornal formado integralmente por charges seria portanto uma situação absurda, entretanto, não é algo assim que vemos na Era das redes sociais? Memes politicos aliados a muitos fake news não proliferam neste referido meio ofuscando um debate mais profundo?

Não me levem a mal, eu não desgosto de memes, assim como as charges eles podem ser adaptados como ferramenta de crítica. O problema é quando dominam o debate, infantilizando questionamentos importantes relacionados a política, a sociedade, a economia etc.

Bem vindo a Era dos memes, aqui o debate é nivelado por baixo, respostas simples são dadas a problemas complexos e a dialética é construída por meio da troca de memes.

5 comentários:

  1. já aconteceu.
    __________________________________________________________________
    Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.

    Nelson Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. A maioria das pessoas nem querem elaborar respostas e pensamentos mais amplos e complexos a respeito das mais diversas situações e problemas.
    Sendo assim, nada mais natural que essas bobagens.

    ResponderExcluir
  3. Dá uma raiva terrível quando vc faz um argumento muito bem embasado e a pessoa coloca um meme aleatório e acha que vencer o debate.

    O típico caso da síndrome do pombo enxadrista (caga no tabuleiro, estufa o peito e sai voando orgulhoso cantando vitória).

    Por isso e por outras tenho evitado discutir com esses chimpas.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas